Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Macs terá palestra, contação de história e oficinas em março

Atividades acontecem em paralelo à exposição "A Invenção do Herói", que fica em cartaz até dia 27

09 de Março de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Contação de história é uma das atividades programadas para o mês.
Contação de história é uma das atividades programadas para o mês. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Palestra “O Herói no Mito e no Tempo” e o Projeto Trem+Macs, com o pesquisador José Rubens Incao além de contações de história -- sobre a vida e obra do artista plástico Pedro Lopes --, oficinas de criatividades para crianças e adultos e um visita guiada ao ateliê do artista visual José Roberto Aguilar. Essa é parte da programação do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) para o mês de março. Em paralelo às atividades, também acontece a mostra coletiva “A Invenção do Herói”, que segue até o dia 27 de março.

No dia 10, às 19h30, o pesquisador José Rubens Incao fará uma palestra abordando o mito do Herói na Grécia Antiga, Romances de Cavalaria, o anti-herói na figura de Dom Quixote de La Mancha, os heróis construídos de nacionalidade e chegando até Macunaíma o herói sem nenhum caráter - da obra de Mario de Andrade. A palestra é aberta a todos os interessados maiores de 14 anos e a entrada é gratuita.

Já nos dias 12 e 26 de março, a partir das 10h30, o ator Rian Paulino narrará a história “As Tintas de Pedrinho”, sob direção de Tânia Boy. A contação de história, que tem apoio da Uniso, apresentará ao público os eventos da vida do artista sorocabano Pedro Lopes (autor de um dos trabalhos apresentados na exposição “A Invenção do Heróis”), do seu primeiro contato com o desenho na infância ao reconhecimento do seu trabalho artístico e sua profissão. De forma lúdica e divertida a história promove uma reflexão sobre como as escolhas pessoais e a inspiração participam da trajetória de um grande artista. A entrada é gratuita.

No dia 19 é a vez do projeto “Trem+Macs”, que acontecerá das 16h às 18h, para um grupo de 20 pessoas (acima de 12 anos). O passeio, com José Rubens Incao, conta um pouco da arquitetura do prédio onde está instalado o MACS, sua arquitetura, o trabalho dos ferroviários, a história da Estrada de Ferro Sorocabana, entre outros detalhes da construção. A entrada é gratuita.

Aos sábados e domingos, das 10h30 às 12h, acontecerão as “Oficinas de Criatividade”, que por meio do manuseio de materiais e da observação da temática da exposição em cartaz no museu, visam estimular o público infantil a descobrir e criar o seu próprio herói. A participação é gratuita e as inscrições acontecerão por ordem de chegada, a partir das 10h.

Já no dia 17 é a vez de uma visita guiado ao ateliê do artista plástico José Roberto Aguilar (autor de uma das obras expostas na mostra “A Invenção do Herói”) e à Pinacoteca do Estado de São Paulo. Para este passeio, uma van sairá no período da manhã do Macs com um grupo (15 vagas) organizado pelo museu. As inscrições para este passeio custam R$ 200 por pessoa, sem a refeição inclusa. Mais informações pelo telefone 3233.1692.

A exposição

A exposição “A Invenção do Herói”, conta com curadoria de Allan Yzumizawa e reúne cerca de 20 trabalhos, pertencentes ao acervo da instituição, de 12 artistas contemporâneos. A coletiva é a primeira exposição do museu sob nova diretoria e discute os paradigmas relacionados à construção da figura do herói na contemporaneidade por meio de trabalhos de arte realizados em técnicas como pintura, xilogravuras, instalações, intervenções, objetos, arte-sonora, entre outras.

As obras são dos artistas Alex Flemming, Antonio Henrique Amaral, Elen Braga, Fabíola Chiminazzo, J. Borges, José Roberto Aguilar, Laerte Ramos, Marina Caram, Nelson Leirner, Pedro Lopes, Teresa Berlinck e Walton Hoffmann,

Regras de segurança

Para ter acesso à exposição, contação de história, oficinas e passeio, o público precisa respeitar os protocolos de segurança, que incluem uso de máscara e distanciamento entre as pessoas. (Da Redação)