Cultura
Espetáculo de dança ‘Sub Solo’ apresenta danças jamaicanas
Cultura afro é trabalhada por meio de elementos de linguagens e musicais
Com direção geral de Fabiana Pacheco, o espetáculo de dança “Sub Solo” será apresentado no Sesc Sorocaba no próximo dia 19. Trabalhando com elementos e linguagens da cultura afro-jamaicana, além de trazer para a cena um relato, através da dança e da música, de como foi o início da cultura Dancehall na Jamaica dos anos 80, como um manifesto do povo preto da periferia.
Tendo como intérpretes um elenco brasileiro de artistas da dança que respeitam a cultura diaspórica, o espetáculo leva o público a uma viagem no tempo com músicas e movimentos de dança “old school” até os mais atuais, além de abordar a cena “Queens”, que mostra como as mulheres estão ocupando um espaço maior dentro da cultura Dancehall.
A apresentação acontece no teatro do Sesc, a partir das 20h, e os ingressos custam R$ 15,00 (credencial plena, aposentados, pessoas com mais de 60 anos, acompanhantes de pessoas com deficiência, estudantes e servidores de escola pública com comprovante) e R$ 30,00 inteira.
As vendas on-line têm início hoje (8), às 14h, em sescsp.org.br/sorocaba. As vendas presenciais acontecem a partir do dia amanhã (9), quarta, às 17h, na Central de Atendimento. Classificação livre.
Oficina sobre Dancehall
Também no dia 19, mais cedo, das 10h30 às 12h30, Fabiana Pacheco, dançarina e professora de dança com foco em danças urbanas, ministra uma oficina sobre a história e os fundamentos da cultura Dancehall. Embora tenha sido popularmente divulgado a partir da Jamaica, o estilo musical faz parte de uma cultura essencialmente africana, sendo cada vez mais conhecida nos centros urbanos das cidades. Além de conhecer a parte histórica da cultura Dancehall, os participantes irão realizar exercícios práticos, aprendendo passos fundamentais desse estilo.
A atividade é gratuita e acontece na Sala de Oficinas. Para participar basta retirar os ingressos com 30 min. de antecedência na Central de Atendimento. As vagas são limitadas e a classificação etária é de 14 anos.
Ambas as atividades fazem parte da programação da “Mostra Alongui”, evento que tem como objetivo promover, valorizar e fortalecer a dança afro-brasileira na cidade de Sorocaba, por meio de bate-papos oficinas e espetáculos. (Da Redação)