Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Barracão Cultural tem atrações gratuitas no final de semana

Shows serão dos grupos Maracatu Mukumby e Panela do Samba

05 de Março de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Grupo Maracatu Mukumby faz ensaio aberto na manhã de hoje (5).
Grupo Maracatu Mukumby faz ensaio aberto na manhã de hoje (5). (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O Barracão Cultural apresenta duas atrações gratuitas nesse final de semana. Enquanto no hoje (5), das 10h às 12h, haverá ensaio aberto do grupo Maracatu Mukumby, amanhã (6), das 20h às 22h, as pessoas poderão prestigiar o show do projeto Panela do Samba.

Fundado em 15 de junho de 2013, o grupo Maracatu Mukumby tem como objetivo difundir e incentivar a prática das culturas tradicionais brasileiras na cidade de Sorocaba. A proposta é promover o estudo e a reprodução dos trabalhos da Nação do Maracatu Porto Rico e Nação do Maracatu Encanto do Pina, ambas de Recife (PE).

Segundo informado nas redes sociais do grupo, o nome Mukumby é uma homenagem a dona Vilma dos Santos, saudosa líder espiritual do Candomblé, que além de uma vida muito ativa nas questões sociais do povo negro no estado do Paraná, Ya Mukumby era tida como Rainha do Semente de Angola (maracatu da cidade de Londrina Pr), coletivo que foi a base do conhecimento de Rafa Poujo, fundador e coordenador do grupo Mukumby de Maracatu.

Panela do Samba

O Panela do Samba vai celebrar seus 13 anos de história, com uma roda de samba como as de antigamente, com muito jongo e samba, inclusive de alguns compositores que já passaram pelo projeto, como Zé Luiz do Império e Nelson Rufino. A atração será uma contrapartida do edital para utilização de verbas remanejadas da Linc (Lei de Incentivo à Cultura) de 2021, promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

Um dos fundadores do projeto Panela do Samba, Cláudio Silva detalha que o projeto Panela do Samba consiste na reunião mensal de músicos sorocabanos para apresentações de sambas exclusivamente autorais. Desde que foi criado, em 2009 na Vila Fiori -- na garagem da casa de dona Maria, mãe de Cláudio --, o projeto já passou por vários endereços como Centro Cultural Quilombinho, Oficina Cultural Grande Otelo, Sesi, Clube 28 de Setembro, entre outros espaços culturais. Ao longo deste período, o projeto já trouxe como convidados sambistas consagrados como Oswaldinho da Cuíca, Nelson Rufino e Zé Luiz do Império Serrano.

O público deverá seguir todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19, como usar máscara protetora e respeitar o distanciamento social. Também será disponibilizado álcool em gel no local.

A Secretaria da Cultura informa que o portão será aberto uma hora antes do início das apresentações e ambas as atrações terão limite de público (90 pessoas). O Barracão Cultural está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da antiga Estação Ferroviária. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212.8170. (Da Redação com Secom Sorocaba)