Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Projeto expõe arte em espaços livres de shopping

Parceria foi iniciada em março de 2021e já realizou 15 mostras levando trabalhos artísticos para perto do púbico

27 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Vanessa Ferranti [email protected]
Parceria entre um shopping e a Secult promove exposições em espaços disponíveis do estabelecimento.
Parceria entre um shopping e a Secult promove exposições em espaços disponíveis do estabelecimento. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (22/2/2022))

Espaços de um shopping de Sorocaba ganham cores, formas e beleza através da arte. Quem passa pelo Pátio Cianê, localizado na avenida Afonso Vergueiro, no Centro da cidade, pode conferir exposições de diversos artistas instaladas em espaços disponíveis ou seja, em lojas que não estão alugadas. O projeto existe desde março de 2021 e é uma parceria entre a Secretaria de Cultura (Secult) do município e o estabelecimento comercial. A entrada para conferir os trabalhos é gratuita. O objetivo da iniciativa é valorizar e divulgar os artistas da região. “Tem artista que nunca havia feito uma exposição e é uma oportunidade que abrimos para mostrar o trabalho dele. Muitos artistas ficam em casa fazendo as suas obras e não conseguem essa divulgação e o retorno está sendo positivo, muitos conseguem até vender algumas obras depois da exposição”, ressalta Maurício Barisson, professor de arte e funcionário público da Secretária de Cultura responsável pelo projeto.

Com quase um ano da parceria, 15 mostras de diferentes estilos já foram exibidas nesses espaços. As exposições não têm um tempo fixo para permanecerem no shopping, pois o período de demonstração pode mudar de acordo com a disponibilidade de cada artista. “O shopping libera essas lojas e nós temos um tempo que varia entre 15 e 30 dias. Se a loja for alugada, por exemplo, o estabelecimento oferece outro espaço para remontarmos a exposição”, explica Barisson.

O desenhista Edélcio Ipanema destaca a importância desses espaços para os artistas locais. - FÁBIO ROGÉRIO (22/2/2022)
O desenhista Edélcio Ipanema destaca a importância desses espaços para os artistas locais. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (22/2/2022))

O sorocabano Edélcio Ipanema, de 46 anos, é um dos artistas que tiveram o seu trabalho exibido no shopping. A exposição “Mundo dos Super-Heróis” ficou disponível por cerca de 20 dias e durante esse período, mais de três mil pessoas foram conferir as 36 ilustrações de Ipanema que é desenhista, ilustrador e também historiador de história em quadrinhos. O artista começou a desenhar com apenas quatro anos e hoje suas obras inspiradas nos heróis rodam o mundo, com desenhos enviados a colecionadores de países como Estados Unidos, Alemanha, Japão, Coréia e Indonésia. Apesar de ter reconhecimento internacional, ele enxerga essa oportunidade como uma boa chance de poder mostrar o seu trabalho para a sua cidade natal. “É bom que tenha espaço aqui em Sorocaba, porque temos muitos artistas bons e às vezes não tem espaço aqui na cidade. Eu conheço vários artistas que trabalham para a Marvel, para o Maurício de Sousa, artistas que expõem fora do nosso País, são conhecidos lá fora e não são conhecidos na nossa cidade. É necessário que tenha um espaço para que não só eu, mas outros artistas também possam mostrar o seu trabalho, isso é bom para a cidade, é importante para a cultura de Sorocaba”, destaca Ipanema.

Para a Coordenadora de Marketing do Pátio Cianê, Tatiana Bortolato, ceder esses espaços para a Secretária de Cultura é muito importante, pois além de divulgar os artistas, as exposições também tornam-se uma opção de lazer para quem visita o local. “Sempre observamos o público visitando as exposições enquanto passeiam pelo shopping. As atrações chamam atenção de toda a família, seja criança, jovens e adultos. As exposições são perfeitas para aproximar o sorocabano de nós porque retratam coisas do dia a dia. Seja paisagens, formas e cores, chama a atenção de quem passa pelo local e se identifica com o artista”, comenta.

Obras em exposição

Edson Sores é artista plástico é está com seu trabalho exposto. - FÁBIO ROGÉRIO (22/2/2022)
Edson Sores é artista plástico é está com seu trabalho exposto. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (22/2/2022))

Atualmente o shopping está com três exposições que ficam em cartaz até o mês de março. Uma delas é a mostra cultural “Diversidade”, do artista Edson Soares. Nascido em Miraselva (PR), Soares mora há 14 anos em Sorocaba. Participou, desde a infância, de concursos de pintura e desenho, destacando-se por sua vocação para as artes plásticas. Hoje, Soares busca retratar diferentes tipos de cenários através de suas telas, como paisagens, cenas urbanas, formas abstratas e figuras do Egito. No shopping, o público poderá conferir aproximadamente 15 obras do artista, no estilo impressionista, utilizando tinta acrílica, espátula e pincel. “Eu sou muito bom em retrato, figuras humana e animal, e decidi abrir o leque, partindo para os abstratos, então você pega um pouco de cada coisa e vai se especializando”, explica o artista. Os trabalhos de Soares ficam disponíveis no shopping até o dia 6 de março.

Edson Fernandes expõe cerca de 40 esculturas feitas em madeira. - FÁBIO ROGÉRIO (22/2/2022)
Edson Fernandes expõe cerca de 40 esculturas feitas em madeira. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (22/2/2022))

Já quem gosta de esculturas poderá conferir mais de 40 peças em madeira até o dia 13. A exposição “Arte Sustentável” traz uma variedade de obras, entre elas um calhambeque Ford T em eucalipto, bailarinas em peroba-rosa, tartaruga marinha em aroeira, entre outras, tudo utilizando material reciclável. O artista responsável pelo trabalho é Edson Fernandes, de 50 anos. Ele é funcionário público da Prefeitura e tem a arte como um hobby, mas através do projeto viu a oportunidade de tirar as peças que estavam guardadas em casa e divulgá-las ao público. “Faz três anos que venho fazendo essas peças nas minhas horas de folga. Para ter inspiração procuro imagens em livros e internet, faço minhas mudanças e dou o meu toque. Agora me convidaram para fazer a exposição e estou gostando bastante. As pessoas passam por aqui, dão suporte e já tem gente interessada nas obras”, finaliza Fernandes.

Fantasias e acessórios carnavalescos também estão em exposição no shopping. - FÁBIO ROGÉRIO (22/2/2022)
Fantasias e acessórios carnavalescos também estão em exposição no shopping. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (22/2/2022))

Este ano não terá desfile de carnaval em Sorocaba, mas os apaixonados pela tradição também poderão matar a saudade da folia no shopping com a exposição “Vitrine de Carnaval”. A mostra conta com fantasias e uniformes de diferentes épocas utilizados por integrantes das escolas de samba sorocabanas Estrela da Vila, 28 de setembro, Terceiro Centenário e Furiosa Real. A “Vitrine de Carnaval” fica disponível até o dia 13 de março.

Todas as exposições podem ser conferidas no Bloco B, Piso 1 do Pátio Cianê Shopping de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h. (Vanessa Ferranti, com informações da Secom Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos