Cultura
‘Cidade Caleidoscópica’ será tema de curso gratuito no Sesc
Objetivo é estudar e observar o ambiente urbano a partir de várias visões

O Sesc Sorocaba abre inscrições para o primeiro módulo do curso “Cidade Caleidoscópica: Gentes, Espaços e Histórias”. Idealizado pelo Núcleo de Estudos sobre a Cidade de Sorocaba (Necs), em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade (NEPeTeCS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o curso aborda o conceito de Cidade Caleidoscópica como um espaço real e simbólico.
Essa experiência pretende percorrer percursos que se concentram na escuta e na produção de discursos em múltiplas linguagens, abrangendo dimensões quanto ao entendimento natural, ou não, de pertencimento aos espaços, sentidos e vivências. Para isso, o Núcleo de Estudos sobre a Cidade de Sorocaba (Necs) convida o público para compartilhar novos mecanismos de ver e viver a cidade com seus desafios, conceitos e formas de existir em cada pessoa.
Com o tema Centro-periferias: corpo-cidade e suas sonoridades, o primeiro módulo do curso trabalhará com as diferentes territorialidades que emergem da estreita relação entre centro e periferias, mundos em constante interface de contatos e potência de transformação. Com mediação das professoras e pesquisadoras da UFSCar Rosalina Burgos e Vanda Silva, a atividade busca refletir sobre as múltiplas realidades (visuais e sonoras) na confluência de fluxos dos corpos no ir e vir, entre esses espaços. Os encontros também contarão com a presença dos artistas convidados Henrique Ravelli e Silvana Sarti.
A atividade é sequencial e acontece de 9 a 30 de março, às quartas, das 19h às 21h, na Sala 1. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo portal sescsp.org.br/inscricoes a partir das 14h do dia primeiro. As vagas são limitadas e a classificação é 16 anos.
Próximos módulos
O módulo do mês de abril será ministrado pela artista plástica e pesquisadora Flávia Aguilera e pela jornalista e pesquisadora Fernanda Ikedo, com o tema: “Vida cotidiana, memória e a luta da classe trabalhadora”. Já em maio, o tema proposto será “As mulheres e seus territórios”, com a condução da artista visual, terapeuta de grupo e pesquisadora Alessandra Rodrigues e da atriz e pesquisadora Daia Moura. Os participantes do curso poderão produzir material multilinguagem, além de ampliar repertórios sobre os temas através de intervenções artísticas e/ou percursos pela cidade. A cada mês serão abertas novas inscrições. (Da Redação)
SERVIÇO
Cidade Caleidoscópica: Gentes, Espaços e Histórias
De 9 a 30/3, quartas, das 19h às 21h.
Grátis. 16 anos.
Sala 1.
Inscrições: sescsp.org.br/inscricoes