Cultura
‘Um Sopro de Pagu’ investiga atualização da Semana de 22

A peça-performance “Um Sopro de Pagu” será encenada no palco do Sesc Sorocaba amanhã (19), às 20h. A peça-performance foi criada durante o ano de 2021, pelas atrizes-performers Daia Moura e Mariana Rossi como um manifesto de resistência e desejo de não sucumbir em meio ao caos de tempos tão chocantes.
As atrizes performers encontraram no centenário da Semana de 22, que é no mesmo ano em que se completam 60 anos de morte da artista modernista e militante Patrícia Galvão, o ponto de partida para este novo trabalho. Assim, o centenário deste grande evento da Arte Moderna brasileira é atualizado em cena, evocando também a figura da artista brasileira modernista Elsie Houston.
Uma nave aterrissa. Duas mulheres atravessaram portais temporais e trazem consigo proteção e coragem para os novos tempos que precisam florescer. Mulheres revolucionárias plasmadas em imagens-projeções e as histórias necessárias para reinventar a Semana de 22, através do olhar libertário, modernista e atemporal de Pagu. As atrizes evocam memórias e fluem no caos. Persistência artística, reinvenção, celebração como trincheira, máscaras, álcool gel, incensos, telas grandes e pequenas, peles, carne e osso, voz e sonho...
Cunhãntã
Criada em 2014, a princípio como uma peça de teatro intitulada “Cunhãntã”, a plataforma investiga, desde então, as intrincadas relações entre vida e trabalho a partir de suas experiências pessoais postas em relação com as de outras mulheres, tendo como objeto de estudo o romance proletário “Parque Industrial”, de Pagu, de 1933. (Da Redação)
SERVIÇO
Um Sopro de Pagu
Dia 19/02, sábado, às 20h.
Teatro. 16 anos.
Ingressos:
R$ 15,00 (credencial plena, aposentados, pessoas com mais de 60 anos, acompanhantes de pessoas com deficiência, estudantes e servidores de escola pública com comprovante) e R$ 30,00 (inteira).