Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Curta-metragem e simpósio abordam diferentes aspectos da maternidade

04 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O curta-metragem
O curta-metragem "Maya" estreia no dia 9, no YouTube. (Crédito: CAIKE MOLINA / DIVULGAÇÃO)

Dois eventos promovidos pelo projeto “Maya - O fenômeno da maternidade no cinema”, contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura (Linc) de Sorocaba em 2019, têm estreia marcada para a próxima semana: o curta-metragem “Maya”, que aborda as várias faces da maternidade; e um simpósio virtual que busca dialogar sobre aspectos sociais e culturais da maternidade e das gestações.

A concepção do projeto se deu em paralelo a uma pesquisa sobre maternidade realizada pela idealizadora do projeto, a artista e psicóloga Ariane Nascimento Silva. Durante essa pesquisa, ela notou uma escassez de materiais acadêmicos e do cinema que abordassem o tema sob a perspectiva de pessoas que vivenciaram esse processo.

Mais que isso, ela percebeu que muitas vezes a maternidade e as gestações são abordadas levando em conta aspectos que se apresentam de forma similar em diferentes experiências, deixando de lado as individualidades das pessoas que passam por esses processos, como questões ligadas a gênero e etnia, por exemplo. Por isso, o projeto tenta quebrar esse padrão e incluir essas individualidades ao dialogar sobre maternidades e gestações.

“Atualmente, sinto a necessidade de diálogos que incluam as especificidades entre as pessoas que passaram pelo período gestacional, sendo elas mães ou não, e as maternidades que passaram ou não pelo período gestacional”, conta Ariane.

O curta-metragem “Maya” terá sua primeira exibição na próxima quarta-feira (9), às 18h, no canal do YouTube do projeto. O filme une duas importantes temáticas sociais: a maternidade e o período gestacional. Medo, alegria, angústia, prazer, amor e mais uma boa parcela de inseguranças são abordados. Afinal, é assim que se mostra a maternidade aos olhos de “Maya”, protagonista desse curta de suspense dramático.

Segundo os produtores, a obra foi motivada exatamente pela necessidade de se debater essa mistura de emoções e sentimentos vividos pelas mães e que fazem parte do seu gestar, “assim como elencar a importância dos diálogos representativos e da diversidade na produção audiovisual”.

Simpósio

No dia seguinte (10), às 19h30, acontece o simpósio “Gestações e maternidades na estrutura e no cinema -- experiências, atravessamentos e afetos”, a ser realizado por meio de uma live também no canal do projeto no YouTube.

Será uma espécie de mesa redonda com a proposta de proporcionar diálogos e reflexões sobre aspectos sociais e culturais da maternidade e das gestações. Os convidados são o psicanalista Eduardo Chieregatti, a ensaísta e gestora cultural Maitê Freitas e a escritora Mariana Mendes. A mediação será da própria Ariane Nascimento Silva.

A intenção é ampliar as discussões sobre essas diversidades que atravessam os temas ligados à maternidade e ao processo gestacional. Todas as pessoas convidadas a compor essa mesa redonda têm vivência com a maternidade e/ou com a gestação. (Da Redação)