Buscar no Cruzeiro

Buscar

Multiculturalismo

Esculturas em argila abordam diferentes culturas e religiões

O projeto foi realizado com recursos da Ação Emergencial, Lei Aldir Blanc, por meio do Fundo Municipal de Cultura

26 de Janeiro de 2022 às 00:03
Cruzeiro do Sul [email protected]
As obras de Osvaldo Pedro estão no Paço de Votorantim
As obras de Osvaldo Pedro estão no Paço de Votorantim (Crédito: THAIS VERDERAMIS / PREFEITURA DE VOTORANTIM)

A Secretaria Municipal da Cultura e Turismo (Secult) de Votorantim expõe até a próxima segunda-feira (31), das 9h às 16h, no saguão da Prefeitura, obras do artista plástico local Osvaldo de Fátima Pedro. A exposição “Multiculturalismo em Argila”, traz imagens esculpidas que retratam a riqueza da cultura e religião de diferentes povos.

As esculturas retratam o profeta Zacarias, o deus da mitologia asteca Quetzalcoatl, o sacerdote Ezequiel, o líder religioso hindu Buda Kamakura, a deusa hindu Ganesha, o deus da mitologia grega Tritão, o deus da mitologia nórdica Odin, além dos santos São Benedito, Santo Expedito, São Miguel, a Virgem Maria e Nossa Senhora da Penha, entre outros.

Osvaldo, de 53 anos, começou a fazer esculturas há 16, em Iperó. “Eu sempre gostei de fazer santos. Mais tarde, eu entrei no movimento agnóstico e comecei a pesquisar religiões e suas esculturas”, comenta.

O projeto foi realizado com recursos da Ação Emergencial, Lei Aldir Blanc, por meio do Fundo Municipal de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal.

Workshop

Nesta sexta-feira (28), o artista promoverá uma demonstração de como moldar máscaras com argila. A ação será realizada das 9h às 12h e das 14h às 16h no próprio saguão do Paço Municipal. (Da Redação)