Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estreias

Espionagem feminina e comédia romântica são as novidades no telão

"As Agentes 355" traz elenco estelar e "Eduardo e Mônica" remete ao clássico homônimo do rock nacional

20 de Janeiro de 2022 às 02:28
Kally Momesso [email protected]
Gabriel Leone e Alice Braga em
Gabriel Leone e Alice Braga em "Eduardo e Mônica", filme inspirado na música do Legião Urbana (Crédito: DIVULGAÇÃO)

As estreias dos cinemas sorocabanos desta semana, que acontecem hoje (20), contam com a ação estadunidense “As Agentes 355” e a comédia romântica brasileira “Eduardo e Mônica”, inspirada na música da banda Legião Urbana, clássico do rock nacional dos anos 80. Os lançamentos prometem levar um pouco de mistura cultural e política ao universo cinematográfico.

Em “As Agentes 355”, ao ficarem sabendo que uma organização global de mercenários que ameaça o mundo quer adquirir uma arma ultrassecreta, a agente da CIA Mace Brown (Jessica Chastain) terá de unir forças, para essa missão, com a agente alemã Marie (Diane Kruger); a ex-membro do MI6 Khadijah (Lupita Nyong’o), especialista em computadores; a psicóloga Graciela (Penélope Cruz); e, finalmente, com Lin Mi Sheng (Bingbing Fan), uma mulher misteriosa que está rastreando todos os seus movimentos, a fim de evitar que tal poder caia nas mãos erradas.

O grupo de melhores espiãs do mundo forjará uma lealdade tênue que poderá proteger o mundo -- ou matá-las. E para fazer isso, elas vão ter que lidar com as diferenças políticas e culturais que as separam.

As críticas do filme não são animadoras. O site Omelete avaliou a trama como “entediante”. Para os críticos, os diretores fracassam em fazer o público sentir empatia pelas personagens. Apesar de se tratar de uma obra de empoderamento, com protagonistas femininas em um gênero de espionagem, o longa não desenvolve os traços de personalidade das garotas.

Conforme o Rotten Tomatoes, principal site de críticas, “As Agentes 355” registrou apenas 25% de aprovação. O consenso da crítica é de que “tem um elenco estelar e é conceitualmente progressivo, mas desperdiça tudo em uma história esquecível, contada de forma normal”.

Comédia romântica nacional

Já “Eduardo e Mônica” mostra um dia atípico, situado em Brasília na década de 1980, em que uma série de coincidências levam Eduardo (Gabriel Leone) a conhecer Mônica (Alice Braga), tendo como pano de fundo uma “festa estranha com gente esquisita”. Uma curiosidade é despertada entre os dois e, apesar de não serem nada parecidos, eles se apaixonam perdidamente.

Ambos são completamente diferentes. Há discrepância de idade entre os dois, signos diferentes e também, gostos diferentes para uma série de coisa, que aos olhos de outras pessoas parecerá que o amor entre os dois nunca passará apenas de alguns meses.

Apesar de começarem um relacionamento, esse amor precisará amadurecer e aprender a superar as diferenças. Eduardo e Mônica terão também que superar o preconceito de outros, que tentarão acabar com o relacionamento deles. A comédia romântica é baseada na música homônima de Renato Russo, da banda Legião Urbana.

Esta é segunda música de Renato a ser adaptada por Sampaio, diretor de “Faroeste Caboclo”. Segundo as críticas iniciais, o filme é fiel à musica e desenvolve as nuances e contrapontos dos protagonistas para além da música, dando um diferente do esperado, mas aparentemente satisfatório. (Kally Momesso)