Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em cartaz

Exposição sobre acessibilidade cultural chega a Itu no sábado

A mostra apresenta retratos de pessoas com deficiência representando diferentes áreas da cultura

18 de Janeiro de 2022 às 02:34
Cruzeiro do Sul [email protected]
Imagem da cadeirante Mona Rikumbi
Imagem da cadeirante Mona Rikumbi (Crédito: Divulgação)

Será aberta neste sábado (22), às 14h, no Museu da Energia de Itu, a exposição “O ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural”. Antes de Itu, a exposição foi exibida no Museu da Energia de São Paulo de outubro de 2021 ao início deste mês. A entrada é gratuita.

A mostra tem autoria de Alex Gimenes e Renan Nakano, com curadoria de João Kulcsár e Edgar Jacques e apresenta retratos de pessoas com deficiência representando diferentes áreas da cultura. Com isso, possibilita reflexões sobre os recursos de acessibilidade em atividades culturais, inclusão da pessoa com deficiência nas artes e produção de exposições fotográficas acessíveis.

“A intenção é, além de trazer as pessoas com deficiência como destaque da exposição, das bordas para o centro, através das imagens, também apresentar a todos os visitantes os possíveis recursos de acessibilidade para uma exposição fotográfica, mas que podem ser aplicados a diferentes atividades culturais”, explicou Nakano.

A exposição conta com mapa, sinalização e piso podo tátil; vídeo-guia e texto de curadoria em libras; fotografias, objetos e escultura tátil; audiodescrição e audiomediação, que estará disponível por meio de QRcodes ou dispositivo reprodutor de áudio para uso individual.

Durante o período de exibição, será realizada uma atividade voltada à sensibilização sobre a temática “Acessibilidade Cultural”, de forma on-line e gratuita. O evento contará com a participação dos fotógrafos da mostra , além da convidada especial Desirée Nobre Salasar.

Mais informações sobre os eventos relacionados à mostra estão disponíveis no Instagram (@fotograficoacessível).

A exposição foi contemplada no Programa de Ação Cultural (Proac) 09/2020 (edital de apoio à produção de exposições inéditas de artes visuais de São Paulo). (Da Redação)

 

SERVIÇO

Exposição Fotográfica “O Ato Fotográfico Acessível, Subversivo e sua Transversalidade Cultural”
Período: 22/01/2022 a 31/03/2022
*Abertura 22/01 - 14h, com presença de Intérprete de Libras
Local: Museu da Energia Itu - Rua Paula Souza, 669 - Centro, Itu/SP
Funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 17h.
Mais informações, visite: http://www.museudaenergia.org.br
Entrada gratuita

Galeria

Confira a galeria de fotos