Buscar no Cruzeiro

Buscar

História

MHS é contemplado com edital para atualizar inventário

Projeto engloba ainda tratamento técnico do acervo arqueológico e a modernização do espaço do museu

15 de Janeiro de 2022 às 03:46
Cruzeiro do Sul [email protected]
O acervo do Museu Histórico conta a história do surgimento do município e de seus moradores
O acervo do Museu Histórico conta a história do surgimento do município e de seus moradores (Crédito: Divulgação)

O inventário do Museu Histórico Sorocabano (MHS) será atualizado e seu acervo arqueológico receberá tratamento técnico para melhoria e modernização do espaço. A informação foi divulgada ontem (14) pela Prefeitura de Sorocaba. O município foi contemplado com o Edital ProAC do governo do Estado com o projeto “O Patrimônio Arqueológico do Museu Histórico Sorocabano”, do arqueólogo e proponente David Lugli Turtera Pereira.

A iniciativa será realizada em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e contará com recursos estaduais no valor de R$ 100 mil. O objetivo do projeto é atualizar o inventário e viabilizar o tratamento técnico do acervo arqueológico do MHS, contemplando melhoria e modernização do espaço, para propiciar melhores condições de acondicionamento e acesso a pesquisas acadêmicas e dando subsídio, ainda, para exposições e atividades culturais diversas. O objetivo final é salvaguardar o patrimônio arqueológico de Sorocaba e região.

“O Museu Histórico Sorocabano possui relevância cultural e histórica não apenas para Sorocaba e região, bem como para todo o estado de São Paulo, e a preservação desse patrimônio cultural é, portanto, de extrema importância”, destaca o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner.

O MHS é um dos poucos museus do Sudoeste paulista com a possibilidade de receber acervo arquelógico pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo, que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

O projeto

O projeto “O Patrimônio Arqueológico do Museu Histórico Sorocabano” contemplará etapas da pré-produção, que envolvem desde orçamento e compra de equipamentos, mobiliários e materiais, contratação de equipe, além de adequações e modernização do ambiente do acervo e criação do local de trabalho, sob atribuição do arqueólogo e proponente do projeto, David Lugli Turtera Pereira, com auxílio da equipe contratada (pesquisadoras, curadora e produtora).

Já, a produção do projeto envolverá a organização curatorial (com levantamento preliminar do acervo, limpeza e higienização de peças, categorização das peças, atualização do inventário e indexação das fichas e fotografias) e a organização e acondicionamento (com etiquetagem e clipagem das informações, embalagens e acondicionamento das peças e organização final).

Essas etapas serão de atribuição da equipe contratada (pesquisadoras, curadora e produtora), com auxílio da museóloga da Secretaria da Cultura de Sorocaba, Daniella Moreira, e supervisão do arqueólogo, coordenador e proponente do projeto. O prazo total de execução é de 12 meses.


O museu

O acervo do Museu Histórico conta toda a história do surgimento do município e seus moradores e personalidades, muitos com participação ativa na formação e no desenvolvimento, não só da cidade, como de todo o país. O espaço possui peças, incluindo mobiliário, quadros, objetos de arte popular, material arqueológico histórico e pré-histórico riquíssimo, como urnas funerárias, cerâmicas, pedras lascadas, machados líticos, pontas de flecha, além de peças nem tão antigas, como máquinas registradoras, de datilografia, de costura, relógios, bustos, entre outras.

Parte de seu acervo é proveniente de escavações arqueológicas realizadas em Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Sarapuí e Iperó, atesta a presença dos povos originários na região e permite pesquisas visando o entendimento da cultura dos povos indígenas do estado de São Paulo.

Os artefatos arqueológicos desse acervo vêm sendo utilizados em pesquisas acadêmicas, recebendo pesquisadores, especialmente de Mestrado e Doutorado, de diversas localidades do estado de São Paulo. Além disso, parte do acervo arqueológico encontra-se exposta no Museu Histórico Sorocabano, como igaçabas, pontas de flechas e machadinhas.

A Secretaria da Cultura está localizada na Casa 52, que fica na avenida Afonso Vergueiro, s/nº, no Jardim Maylasky, região central. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3212-8170 ou pelo e-mail: [email protected]. (Da Redação com Secom Sorocaba)