Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tradição

Haverá Folia de Reis na praça Fernando Prestes nesta quinta (6)

Companhia é a única da cidade a seguir com a tradição de música e dança em homenagem a Jesus

05 de Janeiro de 2022 às 03:18
Vinicius Camargo [email protected]
Grupo da Vila Formosa retomou a tradição após dois anos suspensa por conta da pandemia
Grupo da Vila Formosa retomou a tradição após dois anos suspensa por conta da pandemia (Crédito: EMIDIO MARQUES (4/1/2020))

Após dois anos suspensa, a tradicional Folia de Reis de Sorocaba foi retomada neste ano. Esta é a 26ª edição do evento religioso, realizado pela Companhia de Santos Reis de Vila Formosa. O cortejo começou em 11 de novembro de 2021 e termina neste domingo (8). Nesta quinta-feira (6), às 19h, o grupo fará uma apresentação musical na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro.

As folias de 2020 e 2021 não ocorreram em razão do grave cenário pandêmico nos dois anos. Com a melhora da crise sanitária, os organizadores decidiram retomá-la em 2022, mas com alguns cuidados. Os cortejos acontecem somente aos domingos. Por isso, como não haveria tempo para realizar a caminhada completa em janeiro, a organização iniciou esta edição ainda no final do ano passado.

Os festeiros, como são chamados, já percorreram nove bairros, do total de dez. São eles: Parque Vitória Régia (o primeiro), Parque das Paineiras, Vila Mineirão, Vila Fiori, Júlio de Mesquita Filho, Vila Carol, Cajuru, Parque Manchester e Jardim Abaete. O encerramento será neste domingo (8), na Vila Formosa. Segundo o embaixador do grupo, José Coppi, de 77 anos, em média, 15 casas são visitadas por domingo.

Além disso, no dia 6, quando é celebrado o Dia de Reis, os foliões cantarão na missa das 18h na Catedral Metropolitana. Depois, às 19h, se apresentarão na praça Coronel Fernando Prestes, em frente à igreja, para louvar o presépio instalado no local. Os números musicais terão duração média de 15 a 20 minutos.

Única companhia

Fundada há 29 anos, a companhia da Vila Formosa é a única da cidade a seguir com a tradição. Coordenado por Coppi e a esposa, Eva Borges Coppi, de 69 anos, o grupo é formado por 18 migrantes paranaenses, mineiros e nordestinos.

Coppi diz que a Folia de Reis continua porque é, sobretudo, uma forma de exaltar e manter a fé em Jesus Cristo. Ele, inclusive, participa do evento desde 1965, antes mesmo de vir para Sorocaba. Começou como folião, quando ainda morava em Cascavel, no Paraná . “Nós somos muito devotos dos Santos Reis e gostamos bastante (da folia). A coisa que mais adoramos na vida é fazer esse trabalho”, diz. “Com chuva, com sol, com frio, com calor, com tudo, nós estamos na rua”, brinca.

Feliz por ter voltado à folia, Coppi conta não ter sido fácil ficar longe dela por dois anos. “Fiquei pensativo. Sentia muita saudade. Escutava uma suadinha (música) de Reis em casa, mesmo, e (assim, a tristeza) foi passando”.

Nas caminhadas, o grupo entra de residência em residência para cantar e orar pelos moradores. Para ser visitado, é preciso ter um presépio ou imagem do Menino Jesus na manjedoura. Os festeiros usam fantasias coloridas, tocam instrumentos musicais e carregam uma bandeira enfeitada com flores de papel crepom e fitas coloridas. Nela está a imagem dos Três Reis Magos e de Nossa Senhora com São José.


História

A Folia de Reis está ligada à Bíblia, especialmente, ao evangelho de Mateus. Segundo relatos bíblicos, após o nascimento de Jesus, três magos -- Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar -- o visitaram em Jerusalém. Ao recém-nascido, entregaram como presentes ouro (realeza), incenso (divindade) e mirra (imortalidade). De acordo com a tradição cristã, a visita teria ocorrido no dia 6 de janeiro.

Também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, é uma manifestação cultural religiosa festiva. No Brasil, é considerada na categoria do folclore e comemorada de modo particular em cada região do País. (Vinícius Camargo)