Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Museu de Arte Sacra apresenta presépios feitos em papel machê

29 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
São 13 obras expostas da artista plástica Madalena Marques.
São 13 obras expostas da artista plástica Madalena Marques. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O Natal já passou mas os amantes dessa data e dos presépios tradicionais da época têm até o início de janeiro para conferir a exposição “Nasceu o Menino -- A Natividade em Papel Machê” no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS). Com trabalhos da artista plástica Madalena Marques e curadoria de Jeison Lopes Pereira e João Paulo Berto, a exposição apresenta 13 presépios feitos em papel machê. As peças estão no espaço expositivo da Sala MAS/Metro Estação Tiradentes e é um dos destaques das mostras comemorativas do período natalino da instituição.

A exposição confirma a paixão e dedicação de Madalena Marques à técnica a qual optou por se dedicar e que aplica com maestria. Os conjuntos de personagens desenvolvidos nos levam a um passeio por diferentes momentos da História da Arte, utilizando a cena da Natividade como tema central. A partir de pinturas de diferentes autores, tanto nacionais como internacionais, a artista extraiu a cena principal e criou reproduções tridimensionais, fidedignas, em papel machê. O público estará apto a ver tanto a origem de doze conjuntos através de uma reprodução fotográfica da obra original quanto a “leitura” artística de Madalena Marques das mesmas peças. Inquieta e criativa, a artista nos presenteia com um conjunto adicional original, de sua autoria, onde insere a cena da Natividade nos dias de hoje, com o cenário que está presente no mundo inteiro de riscos e restrições; sem nunca perder a esperança no amanhã.

“Madalena Marques insere e atualiza o discurso à luz dos problemas da contemporaneidade brasileira. Com isso, ela própria se faz, também, parte da história da arte e da cultura que tanto a inspira e na qual busca seus referenciais”, definem os curadores Jeison Lopes Pereira e João Paulo Berto.

“Ao escolher trabalhar com presépios em um ano atípico de pandemia, pude experienciar os valores essenciais da vida: da família, do amor que renasce a cada dia, da união fraterna e do papel da espiritualidade na harmonização das questões humanas. Seja inspirada nas obras dos grandes mestres ou em minha própria versão da cena do nascimento de Jesus Cristo, foram tais aspectos que busquei trazer em cada grupo escultórico. Certa de que é na fraternidade, na abnegação e na humildade que iremos construir uma sociedade melhor, mais justa e igual.” Madalena Marques (Da Redação)