Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Museu Histórico de Votorantim ganhará nova sede em 2022

Parte do acervo fotográfico do Muvem está exposto no Paço Municipal

28 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Exposição fotográfica
Exposição fotográfica "Memórias da Cidade" segue até dia 21. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A Prefeitura de Votorantim recebeu R$ 650 mil da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. A verba será destinada para o Museu Histórico de Votorantim Ettore Marangoni (Muvem), que ganhará um novo local: o prédio da Biblioteca Municipal João Kruguer, na avenida 31 de Março, 193, ao lado do Paço. Parte do acervo do museu está exposta no saguão do Paço Municipal da cidade. A exposição é gratuita e fica em cartaz até dia 21 de janeiro.

A verba foi distribuída apenas para os municípios que têm o certificado Municípios de Interesse Turístico (MIT). Das 645 cidades do Estado de São Paulo, apenas 140 possuem esse certificado. Votorantim é uma delas.

O titular da Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim, Marcelo Domingues, explica que a mudança será benéfica para os dois espaços. “A biblioteca estará localizada no prédio onde hoje encontra-se a Escola de Música de Votorantim, e que conta com aproximadamente 300 alunos, além de várias outras escolas no seu entorno, facilitando assim o acesso para os alunos. Já o novo museu finalmente terá uma sede própria num local privilegiado, de fácil acesso pela população, inclusive com abertura aos fins de semana”, conta.

Com relação à verba, o convênio foi assinado no dia 16 de dezembro. A licitação será feita no primeiro semestre de 2022.

Exposição do acervo

A exposição “Memórias da Cidade” foi inaugurada no início do mês no saguão do Paço Municipal. A coletânea conta com 18 fotos sobre o cotidiano, a cultura, os costumes e a urbanização de Votorantim.

As imagens estão dispostas em totens e possuem textos explicativos. Algumas fotografias possuem um QR COde e, por meio dele, o visitante pode ter acesso a conteúdos extras.

Uma das imagens da exposição mostra o Salto Votorantim, nome histórico e geográfico da popular Cachoeira da Chave. O registro foi feito em 1885 por Julio Wieczerski Durski.

A fotografia é considerada um precioso registro histórico, pois é considerada a mais antiga imagem da cachoeira. Vale lembrar que Votorantim tem origem no termo tupi guarani “Ybytyra-tin”, cujo significado aproximado é “Montanha Branca” - devido ao salto d’água.

A podóloga Raquel Pedro, 56 anos, esteve no Paço para acompanhar a abertura da exposição. Ela nasceu em Votorantim dois anos após a emancipação e disse ter “voltado ao tempo” ao ver uma foto da década de 1970 da Igreja Matriz e da estrada do Lageado. “Eu me lembro perfeitamente da construção, me veio à memória”, conta.

Raquel também se emocionou na exposição porque o próprio pai, Darci Pedro, participou do movimento de emancipação político-administrativo de Votorantim. Ele foi um vanguardeiro.

A coletânea de fotos, integrante do Museu Histórico de Votorantim Ettore Marangoni (Muvem), estará disponível para visitação no Paço Municipal até 21 de janeiro de 2022. Os dias e horários de funcionamento são de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A entrada é gratuita. (Da Redação com Secom Votorantim)