Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

'Ecos da Paulistânia', do Grupo Manuí, ganha versão audiovisual

25 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Cenas que vão desde locações em um quilombo a uma escuna no mar de Cananéia.
Cenas que vão desde locações em um quilombo a uma escuna no mar de Cananéia. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Amanhã (26), às 19h, será lançada a versão audiovisual do projeto musical “Ecos da Paulistânia”, do Grupo Manuí, no youtube.com/manuiproducoes. O filme tem a direção de cena e fotografia de Ricardo Camargo, e mescla músicas e histórias para serem narradas de forma poética, mostrando diversos aspectos da formação cultural caipira. A obra fica em cartaz até dia 31. Entre os dias 26 e 28 haverá um bate-papo com o grupo, que acontece às 18h no Instagram @grupomanui e, às 20h, no Youtube youtube.com/manuiproducoes.

Esse projeto musical do Grupo Manuí nasceu em 2008. Inspirado no livro “O povo brasileiro”, de Darcy Ribeiro, os integrantes realizaram uma vasta pesquisa musical e de histórias do sudeste brasileiro que resultou no show cênico-musical “Ecos da Paulistânia”. Em 2012, o show se transformou em um CD com a direção musical de Toninho Carrasqueira. A pesquisa também se desdobrou em projetos sociais na formação de jovens e educadores, e na dissertação de mestrado de Leandro Pfeifer na Universidade de São Paulo ECA -USP, em 2017.

Durante a pandemia o projeto ganhou sua versão audiovisual. Agregando assim, ao primoroso trabalho musical, lindas cenas que vão desde locações em um quilombo, cenas no meio da Mata Atlântica e em uma escuna no mar de Cananeia, até passagens urbanas da região da Brasilândia, na capital paulista. Tudo isso mesclado com o trabalho dos músicos que se mantiveram isolados, em diversas regiões, mas muito conectados à musicalidade e à história que já completa 14 anos de estrada.

Em cena estão Tatiana Zalla (atriz), Leandro Pfeifer (voz, violão e cavaquinho), Toninho Carrasqueira (flauta transversal), Rosângela Macedo (voz), Domingos de Salvi (viola caipira), Edu Guimarães (acordeom) e Melina Cabral (percussão e voz). Além de convidados muito especiais como Juraildes da Cruz, Ivan Vilela, Magda Pucci, Gabriel Levi, Felipe Soares, Flávio Vasconcelos, Ana Maria Carvalho, Alzira, Jerry Espíndola, Jacque Falcheti, Aline Fernandes, Levi Ramiro, Ramon Vieira, Jonathan Silva, Gabriel Levy, Marina Piranga e Dimas Reis Gonçalves.

Com objetivo de aprofundar a temática e a pesquisa, o Grupo Manuí fará antes e após as transmissões um bate papo com os convidados.

O projeto foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. (Da Redação)