Buscar no Cruzeiro

Buscar

Literatura

Antonio Pontes lança hoje o livro ‘As Vertentes da Vida’

17 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Pontes é membro da Academia Sorocabana de Letras.
Pontes é membro da Academia Sorocabana de Letras. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

“E se acontecesse comigo?”. “Será que isso é importante?”. A partir destes questionamentos aparentemente simples, Antonio Luiz Pontes construiu toda a estrutura de seu segundo livro da série “Pensar Para Sair do Lugar” com o subtítulo “As Vertentes da Vida”, obra que reúne textos sobre assuntos comuns para muitas pessoas.

O livro, que será lançado hoje (17), no Sorocaba Clube, a partir das 18h, tem o selo da ALP Treinamentos, Palestras & Livros. Aborda temas complexos -- valores e virtudes -- de maneira simples e leve. Porém, sem torná-los simplórios e levianos, e sem cair no erro de transformar o profundo em superficial.

Pontes não oferece ao seu leitor macetes pré-fabricados, e nem fórmulas prontas para se compreender o mundo e a sociedade que nos rodeia -- muito pelo contrário. O autor convida o leitor para refletir junto com ele sobre experiências e situações reais, vivenciadas por todos nós. O livro é um chamamento para pensar sobre as quatro vertentes do universo humano: Atitude, Comportamento, Liderança e Recursos Humanos, inseridas no contexto do cotidiano e, a partir delas, alcançar melhorias, mudanças reais em nossas vidas.

No entanto, não se enganem: não é um livro de autoajuda. Trata-se de uma obra que celebra o pensamento próprio como a única forma de libertação social e intelectual de qualquer indivíduo, independente da realidade onde se está inserido. Afinal, somente por meio do raciocínio seremos capazes de rever posicionamentos e avaliar atitudes, identificando os que nos prejudicam e nos paralisam, e os que nos impulsionam e estimulam. Pois é unicamente através do raciocínio que teremos condições de perceber novas soluções para antigos problemas.

Os textos contidos na obra são totalmente independentes entre si, de modo que não exigem do leitor uma leitura sequencial. Pontes mantém as reticências em sua obra, permitindo que o leitor siga elaborando ideias a partir dos temas abordados, mesmo após o término da leitura. Colocando o leitor como coautor da obra, Pontes faz dos acontecimentos da vida a matéria-prima para suas reflexões, e transforma o seu leitor em parceiro literário quando o instiga a responder: “e se fosse comigo?” ou “será que isso é importante?”.

E graças a esta característica, sua obra cumpre a função da boa literatura: estimular a consciência do leitor, fazendo-o revisitar seus conceitos engessados sobre temas cotidianos, e de fato promovendo a diferença em sua vida.

O autor

Antonio Luiz Pontes é membro da Academia Sorocabana de Letras, administrador, MBA em Finanças pela FGV/SP, empresário, escritor, coach, professor, educador corporativo, proprietário da ALP Treinamentos, Palestras & Livros, autor dos livros “Vendas e a Dinâmica da Inteligência”, “Eu fali, e daí???”, “Pensar para sair do lugar - Crescimento pessoal e profissional” e da coleção infantil “A floresta onde tudo pode acontecer- Vol. 1 ao 5”. (Da Redação)