Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Flaus chega à 5ª edição com ações presenciais e on-line

Feira literária reúne livros e autores sorocabanos e da região

15 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Atividades presenciais da feira acontecerão domingo na praça Fernando Prestes.
Atividades presenciais da feira acontecerão domingo na praça Fernando Prestes. (Crédito: ERICK PINHEIRO / ARQUIVO JCS (22/12/2018))

A Feira de Livros e Autores Sorocabanos (Flaus) chega à 5ª edição no domingo (18). Neste ano estão confirmadas as presenças de cerca de 30 autores, em atividades gratuitas presenciais e on-line. A Feira é uma ação coletiva e horizontal de escritores de Sorocaba e região e teve sua primeira edição em 2017. Na parte presencial, a Flaus será na praça Coronel Fernando Prestes, a partir das 9h, com a apresentação de projetos sociais “Terminal da Leitura”, com Ronaldo de Oliveira Messias; e “Estante da Josy” com a jornalista Josy Souza.

Na sequência, ocorrerá a cerimônia de homenagem ao escritor Geraldo Bonadio, seguida por contação de história com Sônia Jaqueline Oliveira acompanhada do cartunista Sidnei Correia Martins. Programada para ocorrer às 10h45, haverá uma sessão de autógrafos com Fabiana Ferraz, Donisete Oliveira e Sílvia Aparecida de Oliveira. Fechando a programação da manhã, a arte educadora Débora Cristina Brunetto fará uma Oficina de Pintura a óleo e acrílico.

No começo da tarde, às 12h30, nova sessão de autógrafos e lançamento de livros com Carlos Carvalho Cavalheiro, Ademir Barros dos Santos, Jorge Facury Ferreira e Angeles Paredes Toral. Ainda na programação presencial da tarde ocorrerá uma roda de influencers com o tema “Literatura no mundo digital”, com Josy (Estante da Josy), Grazi (Antes Eu do que Nós), Mayra (Recados de Postit), Fabi Ferraz (@Autora Fabi Ferraz) e Cíntia (Contêiner das Letras). Em seguida, às 14h30, serão conhecidos e premiados os vencedores do 1º Concurso Literário da Flaus com Cintia Laud e Juliete Vasconcelos. Encerrando o evento, a partir das 15h30, ocorrerá o Sarau da Flaus com apresentação de Ana Cristina Rodrigues Henrique.

Programação on-line

Na programação on-line, a Flaus virtual também será iniciada às 9h de domingo (18) com relançamento de livro do escritor Michel Facury Ferreira. Logo depois haverá um bate-papo com Fernanda Gehrke e em seguida com o escritor Élcio Mário Pinto e o ilustrador Caíque Ferraz. A partir das 10h as escritoras Mari Moraes e Carina Cardoso apresentarão suas obras. O escritor Iago Dino fará a palestra “Bruxas na História e na Literatura”, às 10h40, e, encerrando a manhã, a jornalista de origem angolana Mwana Afrika falará do seu trabalho de divulgação do continente africano.

Na parte da tarde, a programação virtual contará com relançamento de livro de Jorge Facury, às 13h, e, dando prosseguimento, bate-papo com a escritora Juliete Vasconcelos que falará sobre serial killers na literatura, às 13h40. Em seguida, o bate-papo com o compositor, músico e escritor Ayrton Mugnaini Júnior, autor do Hino da Flaus, às 13h40. Já às 14h, o pesquisador e compositor Pedro Massa, de Tietê, fará o lançamento do CD “Todas as Modas da Turma Caipira de Cornélio Pires”.

O agitador cultural poeta e escritor Valdecy Alves falará de sua trajetória literária, sua passagem por Sorocaba nas décadas de 1980 e 1990 e lançará seu mais recente livro. Também o escritor angolano A.J. Ngo Nuni falará de seu livro que conta a história do povo e do território cabinda, hoje sob o domínio de Angola. O escritor Manoel Francisco Filho participará de um bate-papo sobre sua obra, seguido pelo escritor e jornalista angolano Fernando Guelengue, responsável pelo Portal cultural Marimba Selutu. Essas atividades vão começar às 14h40. A escritora Adriana Rocha fará o lançamento virtual de seu livro às 15h20 e Katiana Rigaud fala da importância da leitura de autores nacionais às 15h40.

A Flaus contará ainda com a exposição fotográfica “Inerência” com Ian Rodrigues e de desenhos de super-heróis com Edélcio Ipanema. Além de sessão de quick-massage com Valquíria Soares.

O evento online poderá ser visto pela página do Facebook: https://m.facebook.com/flaussorocaba/ (Da Redação)