Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Nova versão de ‘Quiproquó’ será apresentada dias 18 e 19

Espetáculo de circo teatro comemora os 15 anos da Trupe Koskowisck

14 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Duas palhaças apresentam esquetes clássicas na versão feminina da história.
Duas palhaças apresentam esquetes clássicas na versão feminina da história. (Crédito: ANA LAURA CINTRA / DIVULGAÇÃO)

Duas palhaças apresentando esquetes clássicas, revistas, transformadas e repensadas para nossos tempos. Essa é a premissa da versão feminina do espetáculo “Quiproquó”, encenado pela Trupe Koskowisck desde 2013, que estreia nova temporada em Sorocaba no sábado e domingo, dias 18 e 19 de dezembro, com apresentações gratuitas, que comemoram os 15 anos da trupe sorocabana.

Num dia de espetáculo como outro qualquer, a palhaça surge para sua apresentação. Porém está só: sua companheira não apareceu. Mas eis que, de repente, a reconhece sentada na plateia e a apressa a vir à cena, causando uma grande e divertida confusão. Então, juntas, realizam uma coreografia cheia de gags físicas, descobrem a origem do mundo; mostram habilidades com arco e flecha, lutam boxe e ainda realizam uma linda orquestra de garrafas.

O espetáculo é calcado no jogo da dupla de palhaços brasileiros e que tem como protagonistas, as palhaças. Conta com música, comicidade física, gags, habilidades com arco e flecha e boxe. Explorando a formação das atrizes, mescla-se o circo e o teatro popular.

O espetáculo estreou em 2013, através do edital do Programa de Ação Cultural (ProAC - números circenses - 2012), do governo do Estado de São Paulo. A ideia inicial partiu de um número de música nas garrafas. Mas, com alguns esquetes clássicos e outras costuras, virou espetáculo. Contou com a direção de Fernando Sampaio e direção
musical de Fernando Paz.

Foram mais de cem apresentações em diversas cidades do interior do Estado de São Paulo e em festivais na Argentina, Portugal e Espanha. E agora, através do Edital ProAC Expresso LAB nº. 49/2020 Prêmio por Histórico de Realização - Circo, a Trupe Koskowisck monta a versão feminina deste espetáculo.

A Trupe Koskowisck desenvolve trabalho de pesquisa em Teatro de Rua, palhaçaria, Circo e Circo-Teatro. Nasceu em 2006, em Sorocaba.

Apresentações

As apresentações acontecem sábado (18), às 19h30, no Barracão Cultural (avenida Dr. Afonso Vergueiro, 310, Centro), e no domingo (19), às 10h, na praça Frei Baraúna (praça Frei Baraúna, 70 -- Centro -- Sorocaba). A entrada é gratuita e a classificação é livre. (Da Redação)