Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Cultura africana é tema de exposição no Barracão Cultural

11 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Máscaras africanas feitas a partir de material reciclado.
Máscaras africanas feitas a partir de material reciclado. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A cultura africana é tema da exposição “Antes de África... Áfricas”, do artista plástico e pesquisador Onildo de Deus Aguiar, que já está em cartaz no Barracão Cultural. Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a mostra reúne peças e esculturas baseadas em etnias africanas e quilombolas.

O objetivo da exposição é apresentar os diferentes aspectos e a diversidade cultural do continente africano e seus reflexos no Brasil. Resultado de um longo trabalho de pesquisa, as peças foram produzidas pelo artista com materiais reciclados, madeira, fibras e corantes naturais, buscando retratar com fidelidade os elementos de cada etnia ou grupos. A mesma exposição já esteve na Biblioteca.

Onildo, natural de Santos e radicado em Sorocaba, é pesquisador de Culturas Africanas e membro do Nucab (Núcleo de Cultura Afro-Brasileira) da Universidade de Sorocaba (Uniso). Responsável pela pesquisa musical do Programa “Nação Afro”, da Cruzeiro FM, que foi transmitido de 1997 a 2002. Poeta e escritor, participou de 16 edições dos “Cadernos Negros”, do Quilombhoje, e realizou exposições de seus trabalhos em Jundiaí, Santos, Campinas e Sorocaba.

O público deve seguir todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19, como usar máscara protetora e respeitar o distanciamento social.

“Antes de África... Áfricas” pode ser conferida, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, até o dia 14 de janeiro de 2022. O Barracão Cultural está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da antiga Estação Ferroviária. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3237-1738. (Da Redação com Secom Sorocaba)