Buscar no Cruzeiro

Buscar

Patrimônio histórico

Facens inaugura Usina Cultural totalmente revitalizada na marginal

O objetivo é contribuir para a formação de agentes de transformação e desenvolvimento econômico sustentável

08 de Dezembro de 2021 às 20:34
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Centro Universitário Facens inaugura Usina Cultural de Sorocaba
Centro Universitário Facens inaugura Usina Cultural de Sorocaba (Crédito: Divulgação)

Cerca de dois anos após assumir a direção do prédio histórico e promover a restauração do espaço, o Centro Universtitário Facens apresentou na manhã desta quarta-feira (8) à comunidade sorocabana a nova Usina Cultural Facens, que fica à direita do rio Sorocaba, na avenida Dom Aguirre.

No evento de inauguração, reservado aos jornalistas, foram mostradas as novas propostas do espaço cultural e a importância da reintegração da usina cultural na vida da população de Sorocaba.

“A história da Usina Cultural tem mais de 100 anos e, ao longo deste trajeto, se tornou cenário e palco do desenvolvimento socioeconômico e cultural de Sorocaba. É uma honra e privilégio para a Facens poder contribuir com o renascimento deste patrimônio e símbolo da cidade, agregando valores primordiais para o Centro Universitário, que desejamos perpetuar e compartilhar com a população da cidade, dando visibilidade e oportunidade para talentos locais”, afirma Thais Barros Beldi, diretora de inovação da Facens e presidente do conselho da Usina Cultural Facens.

O objetivo é contribuir para a formação de agentes de transformação e desenvolvimento econômico sustentável, por meio da inovação e tecnologia e ser um hub de conhecimentos, ideias, tecnologias e oportunidades, com promoção da inovação em todos os segmentos da economia e da vida do cidadão.

Projetos educacionais e tecnológicos

O espaço promoverá projetos educacionais e irá disseminar conhecimento, inovação e tecnologia por meio de ações de conscientização ambiental e de cidadania; construção colaborativa de soluções para a cidade; promoção de talentos e interlocução de oportunidades; eventos culturais e intervenções artísticas; eventos sociais e beneficentes; plataforma de visibilidade para ações e projetos de instituições parceiras.

As iniciativas serão promovidas sob os pilares da instituição de ensino, como cultura, educação, inovação e tecnologia, sustentabilidade e empreendedorismo. Esses pilares irão reger os projetos que ocuparão a Usina Cultural Facens, que podem ser do próprio Centro Universitário ou de propostas externas. As propostas podem ser inscritas por meio de um chamamento de ocupação, disponível a partir desta quarta-feira (8), no site da Usina Cultural Facens (usinacultural.facens.br).

Os projetos inscritos no site serão avaliados por um conselho curatorial, denominado “Geradores da Usina Cultural Facens”, composto por profissionais renomados em cada área dos pilares.

“A seleção levará em consideração critérios como relevância conceitual, impacto social, adequação aos pilares da Usina Cultural Facens, viabilidade técnica, disponibilidade, entre outros. O mais relevante é que, por meio desse projeto, se cumpra nossa missão de democratizar o acesso ao conhecimento e à cultura, realizando atividades que contribuam para a conexão e a transformação da sociedade”, explica Sofhia Elise Harbs, diretora executiva da Usina Cultural Facens.

Usina abre as portas para convidados

Nesta quinta-feira (9), a Usina Cultural Facens promoverá uma apresentação da Orquestra Filarmônica de Tatuí, que será transmitida por live. Os interessados em assistir poderão acessar o conteúdo pelo canal da Usina Cultural Facens, no YouTube.

A Usina também abre as portas e recebe convidados para as cantatas de Natal. Neste sábado (11), os sorocabanos poderão acompanhar duas cantatas que acontecem em dois horários, às 18h30 e 20h. Os interessados podem se inscrever pelo site da Cantata de Natal na Usina. As vagas são limitadas e o acesso será restrito àqueles que fizerem sua inscrição previamente.

As apresentações são gratuitas, e o público é convidado a levar 1 kg de alimento não perecível no dia do evento. As doações serão encaminhadas à campanha Doa Sorocaba.

Prédio histórico

O prédio foi construído em 1909, com arquitetura inglesa, para gerar energia elétrica e mover a indústria. Ele tornou-se patrimônio histórico e foi tombado em 1996.

Em 2000, a Prefeitura de Sorocaba renomeou o prédio para o nome “Usina Cultural Ettore Marangoni”, em homenagem ao artista suíço e radicado brasileiro, que viveu em Sorocaba.

Em 2008, ele foi adquirido em leilão e cedido em comodato ao Centro Universitário Facens, que, desde então, investiu dois milhões de reais para a revitalização do prédio. Mais de 100 anos depois, essa usina volta a gerar um novo tipo de energia: a energia criativa.

Comprometida com a história e de olho no futuro, a Facens assumiu a Usina e iniciou um processo de restauração completo por dentro e por fora do prédio. O telhado foi trocado e restaurado e no entorno do prédio foi realizado o plantio de 35 árvores nativas, com a intenção de deixar o ambiente mais verde e sustentável.

Também foi aplicado piso tátil para trazer acessibilidade e substituição de tijolos onde havia necessidade, sempre mantendo a aparência, as cores e a arquitetura original do monumento. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos