Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Jovens do Inhaíba receberão o caminhão da fotografia

Projeto promove também uma exposição com as imagens produzidas pelos alunos

07 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Os alunos aprendem fundamentos de fotografia e participam de exposição ao final do curso.
Os alunos aprendem fundamentos de fotografia e participam de exposição ao final do curso. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Os jovens que participam da Instituição Ação Comunitária Inhaíba receberão, amanhã (8), o caminhão da fotografia, o PhotoTruck, da Ong ImageMagica. A ação faz parte do projeto FotoItinerante, que tem apoio do Instituto CCR e o objetivo refletir sobre o futuro utilizando a fotografia como ferramenta.

Além de aprenderem, na prática e brincando, como as imagens são formadas, os participantes são convidados a refletir sobre um tema determinado a partir da produção de uma foto e uma legenda. Ao final da oficina, as imagens são impressas e transformadas pelos alunos e professores em uma exposição de lambes nos muros da escola.

Nestes encontros, o caminhão da fotografia da Ong percorre algumas das cidades sob influência do Sistema Castelo-Raposo e trecho oeste do Rodoanel, administrados pela CCR ViaOeste e CCR RodoAnel, respectivamente, com uma série de atividades interativas e entrega das fotografias impressas já produzidas pelos alunos, fruto das atividades realizadas pela oficina de fotografia on-line, disponibilizada pela Ong no primeiro semestre do ano.

Além de abordar questões técnicas para produzir uma foto, as aulas virtuais também promovem desafios fotográficos sobre temas de interesse público, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, a fim de despertar em cada aluno a possibilidade de usar a linguagem fotográfica como uma ferramenta crítica e de expressão.

“Adaptamos a primeira parte da oficina fotográfica no formato virtual para acompanhar a nova rotina dos alunos em tempos de pandemia. Neste próximo semestre, momento em que as escolas se adaptam às aulas presenciais, é uma oportunidade de encerrar o ciclo das atividades de uma forma mais completa”, conta Andreza Portela, coordenadora do projeto.

Circuito cultural

Uma das atividades acontece dentro da unidade móvel: no caminhão, os alunos entram na câmera escura, um ambiente que simula como funciona uma câmera fotográfica por dentro. É um momento cheio de surpresas e descobertas, em que os alunos aprendem, na prática, sobre a formação da imagem e incidência da luz.

Já as fotografias realizadas pelos alunos durante a oficina on-line são impressas e transformadas em uma linda exposição. Ela estará aberta para a visitação de toda a comunidade, aumentando o impacto das fotografias e das mensagens criadas pelos alunos.

Instituição

A Ação Comunitária Inhayba trabalha tendo como prioridade as crianças e adolescentes desenvolvendo projetos sociais que buscam trabalhar a socialização, autoestima, fortalecimento de vínculos familiares e desenvolvimento biopsicossocial.

Durante todo o andamento do projeto serão seguidas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos. (Da Redação)