Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em dezembro

Sesc terá teatro, música e literatura

Lançamento do 3º álbum da banda Cataia e discussão da obra "Kramp" fazem parte da programação

26 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Flavinho Batucada comandará a Roda de Conversa e Samba.
Flavinho Batucada comandará a Roda de Conversa e Samba. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A programação do Sesc Sorocaba chega ao mês de dezembro trazendo diversas atividades que abrangem múltiplas linguagens. Entre ações on-line e presenciais, o público vai poder ver espetáculos teatrais como “Barulho D’Água”, curtir o show de lançamento do terceiro disco da banda Cataia e participar do encontro Roda de Conversa e Samba.

Em comemoração ao Dia do Samba, no dia 2 de dezembro, quinta, às 20h, acontece o bate-papo “Roda de Conversa e Samba”, onde músicos, compositores e pesquisadores se reúnem para falar sobre a história, as características regionais e as vertentes deste que é um dos estilos musicais símbolos do Brasil. Após a fala dos palestrantes, haverá uma roda de samba que passará por todas as vertentes abordadas na conversa. A atividade será comandada Flavinho Batucada, do Coletivo Samba Sorocaba. O evento é gratuito e ocorre presencialmente na Área de Convivência da unidade. Classificação de 14 anos.

Em dezembro também é lançado mais um episódio da série on-line “Pílulas de Acessibilidade”, que traz como tema a cadeira de rodas. Além de trazer curiosidades sobre essa que é uma das tecnologias mais comuns para pessoas com deficiências, o vídeo trata sobre seu significado para além da locomoção, debatendo também sobre as barreiras atitudinais enfrentadas.

A ação integra a programação da “Semana Modos de Acessar” do Sesc São Paulo, que promove diversas atividades para incentivar a participação social das pessoas com e sem deficiência. O episódio ficará disponível no canal do YouTube da unidade a partir do dia 3. A classificação é livre para todas as idades.

No dia 11, um sábado, das 10h às 12h, acontece mais uma edição do encontro “Sorocaba é dos Livros”, onde representantes de clubes de leitura da cidade se reúnem para ampliar contatos, discutir e compartilhar possibilidades de leitura. Neste mês a atividade é comandada pela pedagoga Maria Cristina Perez Vilas, do Clube Devir. A obra discutida é “Kramp”, da escritora chilena María José Ferrada. A atividade será transmitida ao vivo pela plataforma Microsoft Teams.

Shows e espetáculos

"Barulho D’Água" coloca em debate a questão dos refugiados que tentam atravessar o Mediterrâneo. - DIVULGAÇÃO
"Barulho D’Água" coloca em debate a questão dos refugiados que tentam atravessar o Mediterrâneo. (crédito: DIVULGAÇÃO)

E dando continuidade às apresentações teatrais presenciais na unidade, o mês de dezembro contará com o espetáculo “Barulho D’Água”, da Cia. Nova de Teatro. Com direção de Carina Casuscelli, a obra aborda o drama de milhares de refugiados que, em sua maioria, morrem atravessando o Mar Mediterrâneo, na busca de um lugar que os receba e acolha. O espetáculo acontece nos dias 3 e 4, sexta e sábado, às 20h e é recomendado para maiores de 14 anos.

Já nos dias 10 e 11, sexta e sábado, às 20h, o teatro da unidade recebe o espetáculo Stabat Mater, de Janaína Leite. Por meio de uma palestra-performance ela retrata história da mulher ao longo dos séculos, discutindo o protótipo de um feminino que se constrói entre a abnegação e o masoquismo. A classificação etária é de 18 anos.

A programação musical traz o show da banda Cataia, que nos dias 17 e 18, sexta e sábado, às 20h, faz o lançamento de seu terceiro álbum “Folhas ao Vento”. Com a participação especial de músicos convidados, a banda apresenta toda a sua sonoridade construída em 20 anos de estrada que inclui ritmos como o coco, maracatu, carimbó, boi, forró e afoxé. A classificação etária é de 14 anos.

Venda de ingressos

A venda on-line dos ingressos para shows e espetáculos no Teatro tem início na terça-feira da semana anterior ao dia do evento, a partir das 14h, no portal sescsp.org.br/sorocaba. Já a venda presencial tem início na quarta-feira, a partir das 14h, na bilheteria da unidade, localizada na rua Barão de Piratininga, 555, no Jardim Faculdade.

Os ingressos custam e R$ 20,00 (Credencial plena, aposentado, pessoa com mais de 60 anos, acompanhante de pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública com comprovante) e R$ 40,00 inteira. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos