Buscar no Cruzeiro

Buscar

Feira Crespa

Festival de Black Music "Zilá Gonzaga" terá 15 atrações

Apresentações musicais vão tomar conta do Parque das Águas hoje (20)

20 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Banda Cataia será uma das atrações que sobe ao palco do Festival.
Banda Cataia será uma das atrações que sobe ao palco do Festival. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Hoje é o Dia da Consciência Negra e para comemorar a data a Prefeitura de Sorocaba realiza mais uma edição da Feira Crespa que oferecerá diversas atrações ao longo do dia. A programação conta com o Festival de Black Music “Zilá Gonzaga” que terá 15 apresentações: DJ Preto, Black Hugo, Dinastia, Marcus Alves, Claudia Volcov e Banda, Flavinho Batucada e Banda, Spok, Sujeira Urbana, Banda Cataia, Função C, Banda da Feira, X4, Semente do Samba, X da Questão e Cláudio Silva e Banda. Os eventos serão no Parque das Águas.

O Dia da Consciência Negra faz alusão à morte de Zumbi dos Palmares, líder da revolução do Quilombo dos Palmares. O Festival musical homenageia Zilá Gonzaga, conhecida radialista negra sorocabana que faleceu no início do ano. Para definir a programação musical, a Prefeitura de Sorocaba abriu um edital no início do mês. A remuneração dos escolhidos vai de R$ 400 a R$ 1.600, variando de acordo com o número de integrantes da banda. A escolha das atrações entre os inscritos foi feita pela Comissão Avaliadora de Atividades Artísticas, composta por representantes da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC).

A Feira Crespa será das 14h às 22h. Além do Festival de Black Music “Zilá Gonzaga”, quem for ao Parque das Águas também vai poder conferir comidas típicas e produtos artesanais referentes às culturas africana e afrobrasileira, que serão comercializados no local.

Promovida e realizada por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), por meio da Coordenadoria da Igualdade Racial, e pela Secretaria de Cultura (Secult), a Feira Crespa faz parte do calendário oficial de eventos do município e tem como objetivo agregar os empreendedores afrodescendentes de Sorocaba, dando visibilidade à sua arte, profissão e colaboração social, além de promover o conhecimento e a valorização da cultura negra.

Empreendedores

Já, os empreendedores participantes da Feira Crespa são: Luzi Acarajé, Cuscuz da Vó, Batataria do Boca, Ateliê Cíntia Sphere, Cactus Mania, Afromáxima, MariLeo, Box das Pretas, Mundo Negro, Madá Manuais, Vânia Bijouteria, Nossa Voz Afro, JP Lanches, Pretu’s Lanches, Ana Ruiz, Ivanilde, Mimos da Cris, Delicias da Dé, Cantinho da Vovó, Terra Ateliê, E.S. Planeta Negro, Sebo Jonas, Espetinho do Cle, Elza, Queiroga Uniformes e Cova Rasa.

O Parque das Águas fica no Jardim Abaeté. É preciso que as pessoas compareçam ao local de máscara facial protetora e façam uso de álcool em gel, em cumprimento ao protocolo sanitário de prevenção à Covid-19.

Ações do dia

Na mesma data, às 8h30, a população também é convidada a participar de um Ato Ecumênico, na Capela de João de Camargo, que fica na av. Barão de Tatuí, 1.083, no Campolim, organizado pelo Centro Cultural Quilombinho. Logo após o ato religioso, os participantes também podem integrar a Marcha Preta, que seguirá a pé da Capela até a Praça Frei Baraúna. A Marcha, por sua vez, é organizada por vários movimentos sociais, que participam das atividades referentes à data. (Da Redação com Secom Sorocaba)