Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Barracão recebe Expressões Negras

20 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Fotografias de mulheres negras estão expostas no Barracão Cultural.
Fotografias de mulheres negras estão expostas no Barracão Cultural. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A população pode conferir, até dia 30 de novembro, a exposição fotográfica “Expressões Negras nos Olhares Femininos -- Laudelina de Campos Melo”, com curadoria de Marilda Aparecida Corrêa, no Barracão Cultural, em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro). A entrada é gratuita. A promoção é da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

No local, o público pode conferir inúmeras fotografias de rostos de mulheres negras, registradas por diversas pessoas. “Em cada expressão, em cada olhar, uma maneira de ver o mundo a ser superado com luta. Nessas expressões, estão as marcas de uma vida, cujos sorrisos não se deixam abater, porque têm força e fé na vida”, explica Marilda Aparecida Corrêa.

“Essa força da alma feminina, espírito guerreiro e solitário, espalhado no sentimento de amor de cada uma delas. Mulheres conscientes e dignas, que não se abatem diante das injustiças do dia a dia, antes vão à luta por justiça, em busca de uma sociedade melhor, e trazem consigo as histórias de seus ancestrais, cuja memória dignifica o seu viver”, completa a curadora.

A exposição ainda homenageia a mineira Laudelina de Campos Melo, nascida em 12 de outubro de 1904, em Poços de Caldas. Ela começou a trabalhar aos sete anos de idade, abandonou a escola para cuidar dos irmãos, enquanto a mãe trabalhava e, aos 16 anos, passou a atuar em organizações sociais do movimento negro. A sua trajetória foi fundamental para a organização da categoria das trabalhadoras domésticas no Brasil. Laudelina também levantou, por meio da sua atuação sindical, bandeiras contra o preconceito racial e contra a discriminação das mulheres.

O Barracão Cultural fica na avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro. Mais informações: (15) 3237-1738. (Da Redação com Secom Sorocaba)