Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pré-vestibular

Oficinas trazem o tema "Ser negro no Brasil e ser negro no mundo"

As aulas e oficinas vão abordar questões de identidade, corporeidade, inserção social do negro e produção artística negra

17 de Novembro de 2021 às 19:08
Cruzeiro do Sul [email protected]
As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral e via on-line
As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral e via on-line (Crédito: Luiz Setti / Arquivo JCS)

No dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, será promovido via internet o Cursinho Pré-Vestibular Educação e Cidadania (CEC) do campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que traz o tema "Ser negro no Brasil e ser negro no mundo". Serão três aulas e duas oficinas que abordarão questões de identidade, corporeidade, inserção social do negro e produção artística negra.

A programação começa às 8h30, com uma aula intitulada "A identidade negra: vivência, ancestralidade e luta política"; às 11h, o assunto será "A carne negra: o corpo em foco"; e, às 15h, a aula tratará de "A periferia do capitalismo global e a população negra".

"A arte e a população negra: técnicas artísticas para a promoção social das populações negras" é o tema da oficina que será ministrada às 10h; e, às 13h, a oficina "Contos de Orun" proporá uma viagem pelo mundo dos orixás.

As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. A transmissão será pelo Facebook e pelo YouTube. Os links de acesso e outras informações estão na página do evento no Facebook.

O CEC é um cursinho popular destinado a jovens e adultos de baixa renda que desejam ingressar no ensino superior. Trata-se de um projeto de extensão do campus Sorocaba da UFSCar, idealizado e coordenado pelos próprios estudantes da universidade. Com uma proposta de ultrapassar o ensino unicamente direcionado para o vestibular, o CEC adota uma metodologia que resgata valores de ética, cidadania, política e educação ambiental, agregando formação crítica ao aprendizado dos conteúdos. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected]. (Da Redação)