Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim

Cine-Vagão de Votorantim exibe ‘Metropolis’ nesta quinta-feira

Para garantir o ingresso, é necessário chegar com uma hora de antecedência

17 de Novembro de 2021 às 15:16
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ao todo, 15 sessões de cinema serão realizadas no vagão.
Ao todo, 15 sessões de cinema serão realizadas no vagão. (Crédito: Divulgação/Secom Votorantim)

A ficção científica alemã Metropolis (2h33), de 1927, é o filme que o Cine-Vagão exibe nesta quinta-feira (18), a partir das 19h30, na rua Leopoldo Ferreira, próximo ao cruzamento da via férrea com a avenida Luiz do Patrocino Fernandes, na Vila Dominguinho, em Votorantim. É preciso chegar com uma hora de antecedência para retirar o ingresso, já que há o limite de 50 lugares.

Dirigido pelo austríaco Fritz Lang, o longa se passa no ano de 2026. Em Metropolis, os poderosos ficam na superfície, onde há o Jardim dos Prazeres, destinado aos filhos dos mestres, e os operários, em regime de escravidão, trabalham bem abaixo da superfície, na Cidade dos Trabalhadores. Esta poderosa cidade é governada por Joh Fredersen (Alfred Abel), um insensível capitalista que tem um único filho, Freder (Gustav Fröhlich). Um dia, Freder conhece Maria (Brigitte Helm), a líder espiritual dos operários e que cuida dos filhos dos escravos. Quando Rotwang (Rudolf Klein-Rogge), um inventor a serviço de Joh conclui um robô à imagem do homem, tudo começará a mudar.

Para acompanhar o filme será obrigatório apresentar comprovante (físico ou digital) com esquema vacinal completo (2 doses da Coronavac, AstraZeneca e Pfizer, ou dose única da Janssen). As outras opções são o comprovante com a primeira dose e um teste negativo de Covid-19 do tipo PCR feito até 48 horas antes do horário do filme, ou teste negativo de antígeno realizado até 24 horas antes da exibição (para todas faixas etárias, incluindo menores sem vacinação). Haverá aferição de temperatura antes do ingresso no trem.

O uso de máscara durante a sessão é obrigatório. Haverá álcool em gel a ser disponibilizado aos espectadores.

Durante o mês de novembro, o Cine-Vagão ainda exibirá os filmes A General, no dia 23; e À Noite Sonhamos, no dia 25, no mesmo local e horário.

Cine-Vagão

O Cine-Vagão é desenvolvido por meio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), promovido pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). O projeto tem o intuito de apresentar clássicos do cinema entre 1930 a 1960, que também foram os anos do auge do transporte ferroviário no Brasil.

Ao todo serão 15 sessões, realizadas duas vezes por mês dentro de um carro de passageiros de 1951 da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), o qual foi fornecido pela Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária, em regime de parceria, à proponente do projeto, a jornalista votorantinense Juliane Cristine de Almeida.

Restaurado, o vagão é equipado internamente com uma sala de cinema dotada de projetor, sistema de som e gerador para funcionamento dos equipamentos. (Secom Votorantim)