Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Cláudio Silva leva samba e diversidade ao Teatro Municipal

Sotaques de diferentes partes do País estarão presentes no show do dia 28

17 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Cantor e compositor fará apresentação gratuita em Sorocaba.
Cantor e compositor fará apresentação gratuita em Sorocaba. (Crédito: HERTZ MOURA / DIVULGAÇÃO)

Diferentes sotaques do samba serão apresentados ao público em um show inédito que o cantor e compositor Cláudio Silva faz no dia 28 de novembro, às 20h, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV), de Sorocaba. A entrada é gratuita e os ingressos estarão na bilheteria do teatro com 1 hora de antecedência.

Intitulado “Samba da Roça - Bantu, Sagrado e Rural”, o concerto faz um panorama pela diversidade de levadas, estéticas e temáticas do samba que possui sotaques particulares em diferentes partes do território brasileiro, com ênfase aos sambas do interior do País.

Inteiramente formado por canções autorais inéditas de Cláudio Silva, o espetáculo passeia por ritmos como o ijexá e subgêneros do samba como samba de bumbo, samba de terreiro, samba-canção, samba de viola. As composições também contextualizam o encontro das culturas africana e caipira.

Silva destaca que o show é resultado de um projeto que teve início em 2004 com as primeiras ideias e rascunhos e nasceu para o mundo em 2017 com um show no Sesc Sorocaba. “Com o aprofundamento de pesquisa, vivência e concepção artística, achei importante propor o subtítulo de ‘Bantu, Sagrado e Rural’, incluindo novas composições e um grupo de músicos que dialogam com a proposta atual”, destaca.

Neste novo show, com direção musical de Marcus Felipe “Meninão”, as influências caipira ficaram mais evidentes na sonoridade que transita entre o contemporânea e o ancestral.

O espetáculo com direção artística assinada por Cláudio Silva é realizado com recursos do edital ProAC LAB (Programa de Ação Cultural - Lei Aldir Blanc), da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e tem apoio da Secretaria de Cultura de Sorocaba (Secult).


No palco, Cláudio Silva estará acompanhado de uma banda formada por Marcus Felipe “Meninão” (violão, viola e direção musical), Agrício Costa (cavaco), Manu Neto (percussão), Rudah Felipe (percussão), Fábio Serra (percussão), João Mário Machado (bumbo), Larissa Bassoi (voz), Natalia Ortega (voz e violoncelo), Miriam Vaz (voz) e Letícia Nunes (voz).

O show terá ainda participações especiais de Matheus Crippa tocando violão de 7 cordas, e duas sambadeiras, Vanessa Soares e Camila Rocha, que farão intervenções de dança em momentos específicos do show.

O sambista

Natural de Avaré, São Paulo, Cláudio é sambista, cantor, compositor, produtor cultural, pesquisador e palestrante. Em Sorocaba foi um dos fundadores do projeto Panela do Samba (2009), que surgiu como objetivo a apresentação de músicas autorais na presença de seus compositores. É agente cultural, militante da cultura popular, entende o samba como movimento transformador que atua através da cultura, da arte e educação e participou de dezenas de projetos e movimentos culturais da região.

Seu trabalho mais recente foi a produção do projeto “Rodas Populares”, que desenvolve o jongo, samba e hip hop, realizado e apresentado no Sesc Sorocaba, que ganhou um curta-metragem disponível no Youtube. Atualmente está em fase de gravação do seu primeiro EP autoral.

Em 2020, já como parte do projeto “Samba da Roça”, lançou o videoclipe “Morada do Samba”, filmado no tradicional bairro Cururuquara, em Santana de Parnaíba (SP), disponível no seu canal do Youtube, com direção de Gabriel Torres. (Da Redação)