Buscar no Cruzeiro

Buscar

Literatura

Prêmio Jabuti 2021 entra na reta final e anuncia finalistas

17 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
São 20 categorias com cinco finalistas concorrendo à estatueta. Premiação será on-line, no dia 25.
São 20 categorias com cinco finalistas concorrendo à estatueta. Premiação será on-line, no dia 25. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Mais tradicional prêmio literário do País, o Jabuti revelou a última lista de finalistas ontem (16). Estão na disputa, agora, cinco livros em cada uma das 20 categorias. Na semana passada, a Câmara Brasileira do Livro havia anunciado a primeira lista de finalistas do Jabuti, com 10 concorrentes.

José Falero, com “Os Supridores” (Todavia); Jeferson Tenório, com “O Avesso da Pele” (Companhia das Letras); Santiago Nazarian, com “Fé no Inferno” (Companhia das Letras); Marcela Dantés, com “Nem Sinal de Asas” (Patuá); e Michel Laub, com “Solução de Dois Estados” (Compahia das Letras) são finalistas da categoria romance.

Maria Lúcia Alvim, que morreu em 2020 vítima da Covid-19, está na final de poesia com “Batendo Pasto” (Relicário). Concorrem ainda “A Mulher Submersa” (Urutau), de Mar Becker; “O Dia em que fui Santa Joana dos Matadouros” (Cepe), de Jussara Salazar; “O Movimento dos Pássaros” (Martelo), de Micheliny Verunschk; e “O Mundo Mutilado” (Quelônio), de Prisca Agustoni Pereira. Foi da categoria poesia que saiu, em 2020, o Livro do Ano (“Solo Para Vialejo”, de Cida Pedrosa, publicado pela Cepe).

O vencedor de cada categoria ganha R$ 5 mil e a estatueta do Jabuti. E os premiados dos eixos Literatura e Não Ficção concorrem ao Livro do Ano, no valor de R$ 100 mil.

Entre as categorias de não ficção está Biografia, Documentário e Reportagem, e os finalistas são “A República das Milícias: Dos Esquadrões da Morte à Era Bolsonaro” (Todavia), de Bruno Paes Manso; “Caí na Estrada com os Novos Baianos” (Agir), de Marília Aguiar; “Mataram Marielle” (Intrínseca), de Chico Otavio e Vera Araújo; “Vala de Perus, Uma Biografia: Como um Ossário Clandestino foi Utilizado para Econder mais de mil Vítimas da Ditadura” (Alameda), de Camilo Vannuchi; e “Vaza Jato: Os Bastidores das Reportagens que Sacudiram o Brasil” (Mórula), de Letícia Duarte.

A cerimônia de premiação do Jabuti 2021 será no dia 25, às 19h, on-line pelo segundo ano seguido por causa da pandemia de Covid. O mestre de cerimônia será o ator Dan Stulbach. O Prêmio Jabuti é organizado pela Câmara Brasileira do Livro e tem como curador desta edição o editor Marcos Marciolino. Participam do conselho curador, ainda, Ana Elisa Ribeiro, poeta; Bel Santos Mayer, educadora social e nome importante na discussão de criação de bibliotecas comunitárias e acesso à leitura; Camile Mendrot, editora e proprietária do estúdio de produção editorial Ab Aeterno; e Luiz Gonzaga Godoi Trigo, professor titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. (Da Redação com Estadão Conteúdo)