Buscar no Cruzeiro

Buscar

Apresentação

Orquestra Sinfônica de Tatuí faz apresentação virtual

Concerto é parte da 60ª Semana da Música do Conservatório, que vai até dia 7

16 de Novembro de 2021 às 00:36
Cruzeiro do Sul [email protected]
Eventos e apresentações musicais seguem até 4 de dezembro
Eventos e apresentações musicais seguem até 4 de dezembro (Crédito: ARQUIVO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ)

Com uma programação recheada de concertos presenciais e atrações virtuais, vem aí a 60ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí. Evento mais longevo da instituição, criado em 1961 pela então diretora Yolanda Rigonelli, a Semana da Música ocorre sempre próximo ao dia 22 de novembro, quando é celebrado o Dia do Músico e Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos. Na próxima segunda-feira (22) haverá apresentação virtual da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí com o convidado Emmanuele Baldini.

Cancelada no ano passado em razão da pandemia, a programação deste ano começou dia 7 de novembro e segue até 4 de dezembro, e marca a ampliação da retomada gradual de atrações culturais presenciais da instituição. “O evento mais tradicional do Conservatório de Tatuí a Semana da Música trará em sua programação diversos gêneros e estilos musicais, ocupando espaços públicos da cidade. A grande novidade deste ano é a transmissão de alguns eventos na internet, o que permite a democratização do acesso aos concertos e projeta o nome do Conservatório e de Tatuí para o mundo”, afirma Renato Bandel, gerente artístico do Conservatório de Tatuí.

Na sexta-feira (19) e sábado (20), às 20h, haverá apresentação do Coro do Conservatório de Tatuí com solista Yuka de Almeida Prado, professora do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP) desde 2005. As apresentações serão na Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Santa Cruz). O Coro do Conservatório foi fundado em 1988 e desenvolve repertórios variados, que passam pela música brasileira, repertório sinfônico, música sacra, entre outros. O regente e preparador vocal é Marcos Baldini.

Na próxima segunda-feira (22), haverá apresentação da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e Emmanuele Baldini. A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985 para dar suporte à performance dos estudantes da área de cordas sinfônicas da instituição. Baldini é italiano e, atualmente residindo no Brasil, atua como solista ou recitalista em todo o mundo.

O convidado também embarcou em empreendimentos musicais como maestro, fundou o Quarteto Osesp (com líderes de seção da orquestra da qual ele é mestre de concertos), intensificou suas atividades de ensino, e com o violino, começou a explorar os vastos tesouros musicais do repertório brasileiro, muitos dos quais, infelizmente, permanecem desconhecidos. A apresentação será às 19h, com transmissão pelo youtube.com/VideosConservatorio.

Outro destaque da programação é a apresentação presencial da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, que acontece no dia 27, próximo domingo. Com início programado para às 14h, o evento terá como convidado o músico Matias Nieva, improvisador, solista internacional, fundador e criador do Trumpet Fest Argentina, empreendedor digital pioneiro no ensino de trompete on-line. A apresentação gratuita será na Praça da Matriz de Tatuí.

O Conservatório

O conservatório foi fundado em 11 de agosto de 1954, e tem o nome de Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí. Oferece mais de 100 cursos gratuitos e tende aproximadamente 2.000 alunos anualmente sendo mantido pelo governo do Estado e entidades e empresas parceiras.

Toda a programação pode ser conferida no site do conservatório. (Da Redação)