Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Ventilas lança clipe e single da música ‘Contraindicação’

Trabalho antecipa álbum da banda que deve sair em dezembro

14 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
João e Matheus contam que a música nasceu durante a pandemia e está diretamente relacionada com ela.
João e Matheus contam que a música nasceu durante a pandemia e está diretamente relacionada com ela. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O duo Ventilas lançou, na última sexta-feira (12), o single e o clipe da “Contraindição”, música que fala da pandemia e do período de isolamento. Formada pelo guitarrista / vocalista João Marcos e pelo baterista Matheus Zanetti, a banda estava com os trabalhos suspensos desde o ano passado, mas a vontade de produzir falou mais alto e um novo disco deve ser lançado ainda este ano.

“Como a pandemia trouxe uma paralisação à força, isolados em casa eles perceberam a importância que o Ventilas tinha na vida um do outro, e se tocaram que não teriam como simplesmente parar”, diz o texto de apresentação do trabalho.

“Eu já tava num nível meio saturado, ansiedade num pico, depressão. Naquela altura já era o quarto mês da pandemia. Eu tinha passado aquele choque do começo, tava em apatia e resolvi fazer essa música. Esse ímpeto surgiu daí, de ficar no escuro, o dia inteiro no quarto. Em paralelo com a pandemia, tinha a situação do Ventilas, de não sabermos se íamos continuar. A música refletiu esse sentido: ‘ou vai ou racha’”, lembra João Marcos. “No fim das contas, com a gente decidindo continuar, ela virou uma música reflexiva. Uma pessoa falando com ela mesma, e, no meio desse desapego, traz uma esperança no final”, pondera.

“Eu tava triste, ia começar a faculdade, não sabia como é que ia ser a minha vida. A letra vem nesse momento, nos primeiros meses de pandemia. Essa música é o João relatando como decidimos parar. Mas a letra cresce até o ponto que ele percebeu a importância da banda, que a gente precisa disso. Ele precisa disso pras coisas que sente e não sabe como guardar. Foi assim que acabamos voltando. A música é sobre essa ficha caindo”, explica Matheus Zanetti.

Criada e gravada durante a pandemia, a música nunca foi apresentada ao vivo pela banda, que é participação frequente nos shows produzidos pelo selo e produtora independente Lobotomia no interior de São Paulo. O Lobotomia também produz o novo trabalho da dupla.

“Contraindicação” é o primeiro passo na retomada de atividades da banda e da produtora. O plano é que o Ventilas lance, no mês de dezembro em data a ser anunciada, seu primeiro álbum cheio. Os lançamentos serão anunciados pelas redes sociais da banda e pelos canais do Lobotomia. Até lá, o clipe pode ser conferido pelo https://youtu.be/hJk2lUU7RcA

A banda

A proposta da banda se distancia um pouco do imaginário comum de som sujo e levadas pesadas que o formato duo costuma carregar. As influências nas letras e harmonias do Ventilas vão de Ivan Lins a Stevie Wonder, de Unknown Mortal Orchestra a Tim Maia. É um som mais limpo, a guitarra brinca com riffs grooveados, as letras são simples, diretas e falam sobre o cotidiano dos dois em Sorocaba. (Da Redação)