Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cinemas

Com três estreias cinemas têm drama, ação e filme polêmico

Sequência de 'Deus Não Está Morto' debate ensino em casa e liberdade religiosa

11 de Novembro de 2021 às 00:01
Kally Momesso [email protected]
"Deus Não Está Morto" levanta questões em torno do livre arbítrio. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O polêmico filme “Deus Não Está Morto” volta aos cinemas com mais um capítulo que levanta questões em torno do livre arbítrio. O longa tem seu lançamento junto a outros gêneros cinematográficos, hoje (11). “A Profissional” e “Querido Evan Hansen” também estão entre as estreias desta semana.

Com o título original “God’s Not Dead: We the People”, o filme conta com distribuição da California Filmes em parceria com a 360WayUp. Sob a direção de Vance Null, o quarto filme da sequência “Deus Não Está Morto: O Próximo Capítulo” divide opiniões, mais uma vez, sobre a fé e a liberdade de escolha.

Após uma inspeção inesperada de uma funcionária do governo local, famílias que educam seus filhos em casa são obrigadas a coloca-los na rede pública de ensino. A funcionária acredita que as crianças estão recebendo uma educação inferior em relação à escola tradicional e estão sendo doutrinadas por suas famílias a crerem na Bíblia. Surpreso com a interferência do governo, e acreditando no direito de educar seus próprios filhos, o reverendo Dave assume a defesa das famílias, e juntos vão a Washington para uma audiência histórica.

Os filmes anteriores da sequência foram alvos de muitas críticas negativas, com aprovação de apenas 12% no Rotten Tomatoes na primeira obra. O consenso da crítica afirma que a primeira tentativa da saga distribui “teatro de marreta em vez de transmitir sua mensagem com uma dose de boa fé, Deus não está morto cria um drama ruim e um argumento não convincente para os não convertidos”. Já o novo filme, foi avaliado por pouco mais de 250 pessoas. A audiência avaliou em 100% no site de críticas.

Também existem outras opções menos religiosas em exibição. Em “A Profissional”, Anna (Maggie Q) é uma matadora de aluguel extremamente habilidosa treinada pelo lendário assassino Moody (Samuel L. Jackson), que a ensinou tudo que sabe e era a única figura paterna que ela já teve. Quando Moody é brutalmente assassinado por inimigos, Anna jura se vingar e acaba caindo em um jogo de gato e rato com um maníaco homicida (Michael Keaton) cuja obsessão por ela que vai além de suas habilidades como matadora.

Nas mãos de Martin Campbell, o longa metragem aparece no Rotten Tomatoes com 61% de aprovação da crítica e 82% da audiência. O consenso foi de que “Maggie Q ainda está esperando pelo filme de ação que realmente a merece -- mas até então, The Protégé -- título original -- bate forte o suficiente para satisfazer”.

Já “Querido Evan Hansen” é uma história que gira ao redor de Evan Hansen (Ben Platt), jovem ansioso e com dificuldades de se conectar com os outros, que acaba envolvido numa mentira sobre um colega de classe que cometeu suicídio, se aproximando da família do falecido. O filme é uma adaptação cinematográfica do musical vencedor do Tony e do Grammy de Steven Levenson, Benj Pasek e Justin Paul. (Kally Momesso - programa de estágio / Supervisão: Carolina Santana)