Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Espetáculo ‘Novas Estações’ entra em cartaz no sábado (13)

Peça é encenada dentro de um vagão de trem e tem entrada gratuita

10 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Sob a ótica do outro, um casal revisita sua história, indo do encontro à separação.
Sob a ótica do outro, um casal revisita sua história, indo do encontro à separação. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Uma história de amor contada em um vagão de trem. É esse o cenário da peça teatral “Novas Estações”, que entra em cartaz neste sábado (13), às 20h, em Sorocaba. O espetáculo do Grupo Manto Companhia de Teatro tem entrada gratuita e aborda a memória e os diferentes pontos de vista sobre uma mesma situação. De maneira narrativa, um casal tenta recuperar e entender o ciclo de seu relacionamento amoroso em relação às quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Um vagão de trem também é o cenário do projeto Cine-Vagão, que será retomado em Votorantim com exibições de filmes clássicos do cinema entre os anos de 1930 e 1960 (veja matéria abaixo).

Ao descrever com dois pontos de vista os eventos que os levaram a se encontrar, se envolver, se desgastar e por fim romper, o casal da história de “Novas Estações” vai criando para o espectador um painel das diferentes formas de ver e viver uma mesma situação. Reconhecendo a veracidade das lembranças do outro, ainda que diferentes de suas próprias, cada um se deparará novamente com as situações vividas, mas, agora, pelos olhos do outro. Como uma forma de re-elaborar uma situação bastante familiar ao espectador, escolheu-se uma relação amorosa, tão visitada em diversas formas artísticas ao longo de toda história, na tentativa de traduzir esse olhar caleidoscópico e as estações como sinais inegáveis do tempo. Um tempo cíclico, com distintos humores.

O casal da história é interpretado por Patrícia Nolasco e Valter Chanes. Rodolfo Amorim é o diretor artístico e dramaturgo da obra; Eli André Correa diretor de ator e encenador; Clara Nolasco, musicista faz a trilha sonora original. Felipe Santos da Cruz é o figurinista e cenógrafo, enquanto Angeles Toral é assistente de produção e Luciano Leite, produtor.

O espetáculo acontece dentro de um trem de passageiros, na tradicional Estação Paula Souza, onde os passageiros poderão “embarcar” nessa viagem amorosa de encontros e desencontros, junto com o Grupo Manto Companhia de Teatro.

Sessões

A peça entra em cartaz no sábado (13) e segue até o dia 18 de dezembro, com apresentações aos sábados, domingos e segundas-feiras, sempre às 20h. A entrada é gratuita mas os ingressos são limitados a 40 pessoas por sessão. A direção pede para que os espectadores retirem os ingressos 30 minutos antes do início das apresentações. A Estação Paula Souza fica na rua Doutor Paula Souza, 420, Centro. (Da Redação)