Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Abertas inscrições para oficinas culturais

06 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
As oficinas on-line são para jovens a partir de 16 anos.
As oficinas on-line são para jovens a partir de 16 anos. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Os sorocabanos com idade a partir de 16 anos poderão se inscrever, a partir da próxima terça-feira (9), nas atividades culturais on-line e gratuitas, oferecidas entre novembro e dezembro, pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

O objetivo do programa estadual é aproximar pessoas de diferentes faixas etárias e com diferentes repertórios, promovendo um importante espaço de trocas de conhecimentos e experiências artísticas. As aulas gratuitas ocorrerão, ao vivo, pela plataforma Zoom.

Uma das atividades será a oficina “Escrita Criativa: Primeiras Palavras”, ministrada por Renata Cirilo, nos dias 29 de novembro e 1, 6 e 8 de dezembro, das 18h às 20h. Os participantes serão introduzidos na arte da escrita criativa, por meio de reflexões sobre quais são as “primeiras palavras” para o desenvolvimento da produção de textos literários. Serão oferecidas 25 vagas e a seleção será realizada por meio da análise da ficha de inscrição.

A programação também vai oferecer a palestra “O papel do curador em um festival de cinema”, no dia 29 de novembro, das 18h às 21h, com Eduardo Santana e Filippo Pitanga. Serão oferecidas 50 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição.

Outra opção é a atividade “Da Commedia dell’arte ao ‘abrasileiramento’ de suas máscaras”, coordenada por Tiche Vianna, que ocorrerá no dia 2 de dezembro, das 18h às 21h. A oficina será um estudo compartilhado entre a experiência e a curiosidade sobre máscaras e tipos cômicos, na criação de uma comédia popular urbana. Serão oferecidas 60 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição.

A população também poderá participar, no dia 7 de dezembro, das 18h às 20h, da atividade “História social do samba paulista”, ministrada por Tadeu Kaçula. Serão oferecidas 30 vagas. Por fim, será realizada a oficina “O Teatro e a Semana Moderna”, ministrada por Gerson Steves, nos dias 30 de novembro e 1, 2 e 3 de dezembro, das 14h às 16h. Ao todo, serão oferecidas 60 vagas.

Mais informações no site: http://poiesis.org.br/maiscultura, pelo e-mail: [email protected] ou, ainda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone da Escola de Cultura e Artes “Ettore Marangoni”: (15) 3202-5003. (Da Redação com Secom Sorocaba)