Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pela internet

Videodança é tema de curso on-line no Sesc Sorocaba

Nas aulas, serão apresentadas estratégias de composição e coreografia, exercícios de interações entre corpo e câmera

02 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Atividade gratuita do Sesc aceita inscrições a partir desta terça-feira (2)
Atividade gratuita do Sesc aceita inscrições a partir desta terça-feira (2) (Crédito: Divulgação)

O Sesc Sorocaba realiza de 9 a 18 de novembro, às terças, quintas e sábados, das 14h30 às 16h30, o curso on-line Introdução à videodança: apresentação e possibilidades. Ministrado por Isis Gasparini, artista, pesquisadora e mestra em poéticas visuais pela ECA-USP, o curso busca introduzir de forma teórica e prática a linguagem da videodança, abordando sua história e os conceitos-chave, convidando os participantes à construção de pequenos experimentos individuais.

Nas aulas, serão apresentadas estratégias de composição e coreografia, exercícios de interações entre corpo e câmera e indicações de recursos de gravação e edição, a fim de construir um vocabulário crítico que permita a fundamentação e a análise dessas experiências.

As inscrições acontecem a partir desta terça-feira (2), às 14h, pelo site do Sesc Sorocaba. Os encontros serão realizados via plataforma Zoom. As vagas são limitadas e a classificação etária é a partir de 14 anos.

A videodança é uma linguagem que se constitui no cruzamento entre a dança, o cinema e as artes visuais, envolvendo pesquisas que fazem interagir os movimentos do corpo, da câmera, além de recursos de pós-produção.

Isis Gasparini

Isis Gasparini vive e trabalha em São Paulo. É artista e professora, atua na dança e nas artes visuais, mestre em Poéticas Visuais, bacharel em Artes Plásticas e Especialista em Fotografia e bailarina com formação técnica e atuação em companhias independentes.

Desenvolve projetos que tem como matérias centrais o corpo, imagem, luz e trajeto. Pensa esses elementos como presenças que habitam exposições diversas e ativam diferentes respostas no corpo de cada espectador.

Seus trabalhos articulam audiovisual, coreografia e instalações e sua pesquisa caracteriza-se pela investigação crítica e poética do corpo e seu potencial de movimento na relação com uma obra de arte ou instituição.

Participou de diferentes programas de Residência Artística como a Cité Internationale des Arts (Paris-França, 2014), o 7th Choreographic Coding Lab (Belo Horizonte-Brasil, 2016) e residiu por um mês em ateliê no Brooklyn (Nova York-EUA) no início de 2019.

Desde 2010, seus trabalhos participam de exposições coletivas em diversos museus e galerias no Brasil e exterior com obras que integram importantes acervos como o do Museu de Arte Brasileira-SP, Museu de Arte Contemporânea do Paraná e Biblioteca Panizzi. (Da Redação)