Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Banda da Feira grava DVD no Teatro Municipal de Sorocaba

Show "Coração Forrozeiro" é composto por 10 músicas e é totalmente autoral

30 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Grupo sorocabano surgiu em 2014 e trabalha com pesquisa musical.
Grupo sorocabano surgiu em 2014 e trabalha com pesquisa musical. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A Banda da Feira surgiu em 2014 pelos músicos: Antônio Freire (voz, violão e viola caipira), Digo Ferreira (guitarra, contra-baixo e cavaquinho), José de Sá (vocal e percussões) e Marco Corrêa (vocal e percussões) acaba de gravar seu primeiro DVD: “Coração Forrozeiro”. A banda sorocabana se apresenta como “tradicional de música brasileira com forte trabalho de pesquisa voltada ao forró pé-de-serra”. O espetáculo, 100% autoral, é composto por 10 músicas dos compositores Antonio Freire e Digo Ferreira, que mesclam uma sonoridade raiz junto ao contemporâneo. A gravação foi no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, em Sorocaba. O forró difundido neste trabalho tem como referência a vasta obra de artistas como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Anastácia, Marinês e Toninho Horta.

A apresentação do espetáculo para a gravação do DVD foi feita no formato “Ao Vivo” para captação do material de áudio e vídeo. O show teve as participações dos músicos Cicinho Silva - sanfona, Rodolfo Willame - percussões e Ric Bass no baixo. A gravação não teve presença de público, sendo exclusivo para a gravação do DVD.

O projeto foi fomentado pelo edital Proac 11/2021 da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O espetáculo registrado em audiovisual será distribuído através de streaming na plataforma Cultura em Casa.

O principal objetivo da Banda da Feira com o espetáculo “Coração Forrozeiro” é valorizar essa riqueza regional, fomentando o público a vivenciar uma das vertentes da cultura nordestina, manifestada nas belezas dos ritmos, na poesia de suas letras e dialogados com à dança. Esse é o segundo trabalho da banda, que lançou seu primeiro CD, “Pés no Chão”, também no Teatro Municipal de Sorocaba, em julho de 2017.

Banda da Feira

A Banda da Feira é um grupo de música brasileira, influenciado por vários ritmos, com um forte trabalho de pesquisa voltado ao forró pé-de-serra, onde o tradicional e o contemporâneo se misturam e se fundem através de timbres e instrumentos como guitarra, cavaco, baixo, sanfona, zabumba e triângulo.

Nascida em 2014, já se apresentou em diversas unidades do Sesc/SP como em Bertioga, Sorocaba, Araraquara, São Carlos, Santo Amaro, Campinas, Presidente Prudente, Registro, entre outras.

A banda participou de duas edições da Virada Cultural Paulista em 2015 e 2018 e participou de importantes festivais de música brasileira no estado de São Paulo como o FEBRE em 2018. A Banda da Feira foi ganhadora do prêmio de melhor banda do Festival Forró da Lua Cheia (Altinópolis/SP) em junho de 2018.

O espetáculo

O espetáculo “Coração Forrozeiro” valoriza nossa riqueza regional, fomentando o público a vivenciar uma das vertentes da cultura nordestina, manifestada nas belezas dos ritmos, na poesia de suas letras e dialogados com a dança.

Afoxés da Bahia, maracatus de Pernambuco, bumba meu boi do Maranhão e o forró-pé-de-serra, se entrelaçam e se complementam levando o ouvinte a uma viagem sonora onde as raízes do nosso país podem ser sentidas, conectando o ancestral e o moderno. (Da Redação)