Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura caipira

‘Causos e Caldos’ vai falar sobre Cururu

30 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
O Cururu é a expressão típica do interior paulista do Médio Tietê.
O Cururu é a expressão típica do interior paulista do Médio Tietê. (Crédito: EMIDIO MARQUES / ARQUIVO JCS )

Hoje (30), às 11h30, a TV Câmara exibirá o terceiro programa “Causos e Caldos”, uma iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com apoio da Secretaria de Comunicação (Secom) e da Câmara Municipal. Desta vez, o tema será Cururu.

Autêntica música paulista, o Cururu é a expressão mais típica do interior paulista do Médio Tietê. Canto surgido provavelmente no período Colonial, junto com os jesuítas, o Cururu evoluiu para o desafio cantado sobre os mais vários temas, em versos obrigados a uma rima constante (carreira), que muda pós cada rodada.

Em festas e comemorações, os cantadores combinam entre si com quem vão fazer parceria de desafio, revezando-se entre eles. Vence aquele que desenvolver melhor o que foi sugerido e conseguir empolgar o público.

Conduzido pelo servidor da Secult Paulo de Tarso Cesar da Silva, em formato de bate-papo, o programa contará com três convidados especiais: o autor da pesquisa de Mestrado “O desafio do Cururu no Médio Tietê”, Luiz Carlos Rodrigues (Luizinho); o apresentador de programas de Cururu no rádio e na TV e também apresentador do evento “Desafio de Cururu” em Sorocaba e outras cidades da região, Nerci José Marcello; e o produtor cultural e cantador de Cururu, Anderson Cristian Soares da Silva (Andinho).

A TV Câmara pode ser assistida pelo site: http://www.camarasorocaba.sp.gov.br/ e pela TV Aberta Digital canal 31.3; NET canal 04 e Vivo Fibra canal 09, assim como pelas redes sociais da Câmara Municipal. (Da Redação com Secom Sorocaba)