Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Exposições apresentam obras feitas com recicláveis e papelão

27 de Outubro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Anthônio Nogueira trabalha com materiais que seriam descartados.
Anthônio Nogueira trabalha com materiais que seriam descartados. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Com 15 telas do artistas Anthônio Nogueira, a exposição “Fragmentos do Cotidiano” segue no espaço Pátio Cianê Shopping até terça-feira (2). E, na próxima quarta-feira (3), no mesmo local, começará a exposição “Nagô em Papelão, do artista plástico Jefferson Trocato. Serão expostas cinco obras do artista, entre elas, a escutural “Favela Mãe”.

Os trabalhos que formam a “Fragmentos do Cotidiano” foram produzidos pelo artista desde 2019, na técnica de colagem, com materiais recicláveis e abordando temas que vão do abstrato ao figurativo, passando pelas formas geométricas. O artista destaca que trabalhou com a reutilização de materiais que seriam descartados, como embalagens de produtos diversos, artigos de festas e materiais de papelaria.

Nascido em São Roque (SP), em 1968, Anthônio Nogueira é formado em Design pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp) e em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade de Araras (Unar). Iniciou seu gosto pela arte desde muito cedo, a partir das competições de desenhos livres com seus amigos na adolescência, sempre buscando, durante todos esses anos, sua identidade artística nas artes visuais, encontrando na colagem sua principal forma de materializar e concretizar suas inspirações artísticas.

Papelão

As obras de Jefferson Trocato que formarão a exposição “Nagô em Papelão” representam momentos da história, da religião e da cultura africana, todas produzidas em papelão, promovendo a reflexão do público também a respeito da sustentabilidade. Para isso, o artista coleta o papelão em supermercados e, às vezes, também em outros espaços. “O foco sustentável não tem a ver somente com a preocupação ambiental. Temos que pensar também nas questões sociais e econômicas”, destaca o artista.

Paulistano, Jefferson Trocato é formado em Design de Móveis pelo Centro Paula Souza. Seus projetos têm como base a sustentabilidade. Mudou-se para Sorocaba em 2017, quando conheceu algumas companhias de teatro e começou a fazer cenografia sustentável. Ele também já atuou como arte-educador na Associação Criança Feliz, ministrando oficinas de arte sustentável com papelão.

Realizadas pela Prefeitura com apoio do Pátio Cianê Shopping, as exposições gratuita têm como objetivo levar a arte para cada vez mais perto dos sorocabanos. O shopping está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio. (Da Redação com Secom Sorocaba)