Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Público retorna ao Sesc com espetáculo ‘In-Trópicos’

Espectador deve apresentar comprovante de vacinação de ao menos uma dose

26 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Espetáculo de dança será apresentado entre os dias 29 e 30.
Espetáculo de dança será apresentado entre os dias 29 e 30. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O espetáculo de dança “Conferência Coreográfica In-Trópicos” será apresentado no Teatro do Sesc Sorocaba nos dias 29 e 30 e marca a retomada de apresentações com público, fato que passa a ser permitido no Estado de São Paulo a partir do dia 1º de novembro. O Sesc divulgou, no último sábado, a agenda de espetáculos e atividades de suas unidades.

O funcionamento com volume de público reduzido segue sendo praticado, com limite de até 50% da capacidade dos espaços em funcionamento. Os protocolos de segurança frente à Covid-19 são mantidos, e para frequentar as unidades e assistir a qualquer programação é preciso apresentar comprovante de vacinação, contendo pelo menos a primeira dose, e um documento com foto, além do uso de máscaras cobrindo nariz e boca.

De Thiago Alixandre, “Conferência Coreográfica In-Trópicos” é uma espécie de palestra performativa sobre o premiado espetáculo “In-Trópicos”, de 2018. O bailarino relata, por meio de uma conversa dançada, seus processos de pesquisa e demonstra, na prática, como chegou ao resultado coreográfico de seu trabalho, ao lado do pianista Cádmo Fausto, em apresentação no Sesc Sorocaba, dias 29 e 30, sexta e sábado, às 20h.

“In-Trópicos”

“In-Trópicos” estreou em 2018 e é o trabalho solo mais recente do cantor e bailarino Thiago Alixandre, integrante do Coletivo O¹² e cofundador do Parque da Autonomia, sediado em Votorantim. Premiado pelo Proac (Programa de Apoio à Cultura) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em 2019, nesta obra, Thiago parte de um trágico evento de ordem pessoal -- a morte de sua irmã. A fratura na cervical, que levou sua irmã ao óbito, se misturou à metáfora criada pelo filósofo italiano Giorgio Agambem na leitura que faz do poema “O Século”, do poeta russo Osip Mandel’Ütam. Na leitura do filósofo, o sujeito contemporâneo é como a fera descrita pelo poeta -- um ser da cervical fraturada cujo gesto incapaz de olhar para trás nos impede de conferir nossas próprias pegadas.

A partir dessa leitura, o artista compôs uma coreografia que inclui, entre as referências, o barroco, o moderno e o contemporâneo ao cantar uma ária de Handel (1705), dançar uma das variações de Bach (1741) e misturar a marchinha de frevo do compositor Capiba (1963), eternizada por Alceu Valença numa obra que também inclui recitação de poemas, movimentos inspirados nos golpes de artes marciais e canto no registro da voz de um castrati. Com esses elementos, o artista propõe nesta mestiçagem estética aquilo que reconhece como uma hipótese para ler o corpo no Brasil a mistura. “É impossível definir uma identidade brasileira, porque somos produtos de uma mistura colonial e é isso que está presente no trabalho: traços que misturam essas referências e constroem nossa história”, diz Thiago.

O pianista Cádmo Fausto que foi regente por décadas no Conservatório de Tatuí e artista convidado pelo bailarino japonês Kazuo Ohno (1906 2010) em temporada que fez no Brasil, acompanha Alixandre em cena executando as árias.

Ingressos

Os ingressos custam de R$ 20 (meia-entrada) a R$ 40. A venda de ingressos será realizada em ambiente on-line e na bilheteria da unidade. As vendas on-line começam hoje (26), a partir das 14h, exclusivamente no site sescsp.org.br/sorocaba. Já as vendas presenciais começam amanhã, quarta (27), a partir das 14h, na bilheteria do Sesc Sorocaba. Para acessá-la, é preciso fazer um agendamento para a Central de Atendimento, via aplicativo Credencial Sesc SP ou pela Central de Relacionamento Digital (centralrelacionamento.sescsp.org.br). O Sesc Sorocaba fica na

Comprovante de vacina

Em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 (pelo menos a 1ª dose) e documento com foto. O público pode apresentar o comprovante de vacinação físico ou digital, recebido no ato da vacinação ou o comprovante digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e ConecteSUS ou pelo aplicativo e-saúdeSP. Para mais informações, acesse: www.sescsp.org.br/voltagradual. O distanciamento físico, a utilização de máscara cobrindo boca e nariz, assim como a medição de temperatura dos visitantes na entrada da unidade, seguem sendo obrigatórios. (Da Redação)