Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cinemas

‘Ron Bugado’ e ‘Duna’ chegam aos cinemas sorocabanos hoje

A aventura da Disney e a ficção científica são as estreias da semana

21 de Outubro de 2021 às 00:01
Kally Momesso [email protected]
Em
Em "Ron Bugado", Barney tem uma sincera amizade com Ron, uma inteligência artificial. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

“Ron Bugado” conta a história do jovem Barney, um menino de onze anos que tem dificuldade de fazer novos amigos, e seu companheiro Ron, uma inteligência artificial de alta tecnologia que anda, fala e é o “melhor amigo fora da caixa” de Barney. Mas quando Ron começa a ter seu funcionamento comprometido, os dois saem em uma aventura repleta de ação, onde a amizade entre os dois se mostra verdadeira. A ficção científica “Duna” também estreia nas telonas da cidade hoje.

De acordo com o Rotten Tomatoes -- principal site das críticas --, “Ron Bugado” recebeu 86% de aprovação. “Não é o primeiro filme de animação a confrontar o avanço da tecnologia, mas em termos de encontrar um equilíbrio divertido entre humor e coração, ‘Ron Bugado’ acerta”, afirma o consenso da crítica.

Inspirado na série de livros de Frank Herbert, “Duna” se passa em um futuro longínquo. O Duque Leto Atreides administra o planeta desértico Arrakis, também conhecido como Duna, lugar de única fonte da substância rara chamada de “melange”, usada para estender a vida humana, chegar a velocidade da luz e garantir poderes sobrehumanos. Para isso ele manda seu filho, Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem brilhante e talentoso que nasceu para ter um grande destino além de sua imaginação, e seus servos e concubina Lady Jessica (Rebecca Fergunson), que também é uma Bene Gesserit. Eles vão para Duna, afim de garantir o futuro de sua família e seu povo. Porém, uma traição amarga pela posse da melange faz com que Paul e Jessica fujam para os Fremen, nativos do planeta que vivem nos cantos mais longes do deserto.

O filme é dirigido por Denis Villeneuve e o roteiro ficou nas mãos de Jon Spaihts e do diretor. O elenco ainda conta com Zendaya como “Chani”, Jason Momoa, que interpreta “Duncan Idaho” e Oscar Isaac como “Leto Atreides”. “Duna” de 2021 será a terceira adaptação da obra de Frank Herbert lançado em 1965. A primeira foi em 1984 comandada pelo diretor David Lynch e estrelada pelo ator Kyle MacLachlan e também uma minissérie nos anos 2000 chamada “Frank Herbert’s Dune”.

A obra deste ano já recebeu 88% de aprovação no Rotten Tomatoes. O consenso da crítica é de que “Dune ocasionalmente luta com seu material fonte pesado, mas essas questões são em grande parte ofuscadas pelo escopo e ambição desta adaptação visualmente emocionante”. (Kally Momesso - programa de estágio / Supervisão: Carolina Santana)