Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Série de peças aborda escravidão na cidade

14 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Os textos, inéditos, terão seis apresentações cada.
Os textos, inéditos, terão seis apresentações cada. (Crédito: REPRODUÇÃO)

A escravidão em Sorocaba é o tema de três espetáculos do Teatro Escola Mario Persico que iniciam temporada neste final de semana. As apresentações acontecerão sempre de sexta a domingo, com entrada franca, seguindo os protocolos de segurança -- como uso de máscaras e comprovante de vacinação com, pelo menos, uma dose recebida (no caso de adolescentes).

Os espetáculos integram o projeto “Fatores que levaram Sorocaba ao protagonismo na luta pela abolição da escravatura”, aprovado no edital 01 de 2019 do Programa de ação Cultural (Proac) do Estado de São Paulo. Trata-se da montagem de três espetáculos inéditos, tendo como tema central a escravidão em Sorocaba. As peças deveriam estrear em 2020, mas ficaram suspensas em função da pandemia do novo coronavírus e só agora puderam ser encenadas. Vinte atores participam de cada montagem, sob a direção de Mario Persico.

O primeiro texto é “Mãe - Uma Lei Para Inglês Ver”, que tem como modelo de ação o melodrama “A Mãe” de José de Alencar. O espetáculo aborda a questão dos africanos livres ou escravos do governo. Com a proibição do tráfico de escravos, essa atividade continuou acontecendo de forma ilegal e os negros capturados em expedições eram encaminhados para prestarem serviços em empresas do império, por um período de 14 anos, findo os quais deveriam serem declarados libertos -- o que nem sempre acontecia. Sorocaba entra nessa história por meio da Fábrica de Ferro de São João do Ipanema, para onde alguns desses africanos foram encaminhados.

O segundo espetáculo é “Um Islã Negro No Brasil” e aborda a repercussão que a Revolta dos Malês, ocorrida em Salvador, teve em todo o País, incluindo Sorocaba. O gênero que serviu de modelo à escrita desta peça foi a tragédia romântica.

O terceiro espetáculo, “É Preciso Perseverança”, aborda a influência da maçonaria sorocabana na abolição da escravatura na cidade. A criação da Loja Perseverança assumiu esse protagonismo local e, assim, quando aconteceu a abolição no Brasil, Sorocaba já não contava com nenhum africano escravizado.

A Loja Perseverança se incumbiu de obter verba para a compra das cartas de alforria e, também, da criação de uma escola para qualificar os negros libertos. O gênero que serviu de modelo para a criação deste texto foi a comédia de costumes de Martins Penna, sobretudo os textos “Os Irmãos das Almas” e “Os Ciúmes de Um Pedestre.”

Serão 18 apresentações, seis de cada espetáculo, todas com entrada franca. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3211-1818 e 99198-6363. O Teatro Escola Mario Persico fica na rua da Penha, 823, no Centro. (Da Redação)