Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cinemas

Quatro filmes estreiam hoje nas telas de Sorocaba

O destaque é "O Último Duelo", drama épico dirigido por Ridley Scott

14 de Outubro de 2021 às 00:01
Kally Momesso [email protected]
Matt Damon e Adam Driver estão em
Matt Damon e Adam Driver estão em "O Último Duelo". (Crédito: 20TH CENTURY STUDIOS)

Quatro estreias incrementam a programação dos cinemas sorocabanos a partir desta quinta-feira (14). O terror “Halloween Kills: O Terror Continua”, a história medieval “O Último Duelo”, a comédia nacional “Amarração do Amor” e o drama religioso “Fátima: A História de um Milagre”, são os lançamentos da semana.

Em “Halloween Kills”, depois de quatro décadas se preparando para enfrentar Michael Myers, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) acredita que enfim venceu. Minutos depois de deixar o assassino queimando, Laurie vai direto para o hospital com ferimentos graves de vida ou morte. Mas quando Michael consegue escapar da armadilha de Laurie, sua vingança e desejo por um banho de sangue continua. Enquanto Laurie luta contra a dor, ela tem que se preparar mais uma vez para se defender de Michael e consegue fazer toda a cidade de Haddonfield se juntar para lutar contra o monstro.

No Rotten Tomatoes -- principal site de críticas do cinema -- o terror apresentou apenas 58% de aprovação. O consenso da crítica é de que o filme “deve satisfazer os fãs em busca de emoções violentas de terror, mas, em termos de avanço da franquia, é um pouco menos do que a soma de suas partes sangrentas”.

“O Último Duelo” é uma história de traição e vingança dirigida pelo cineasta Ridley Scott, ambientada na França do século 14. O drama explora o poder onipresente dos homens, a fragilidade da justiça e a força e coragem de uma mulher disposta a permanecer sozinha no serviço da verdade.

Com base em eventos reais e no romance homônimo de Eric Jager, o filme desvenda suposições antigas sobre o duelo entre o cavaleiro Jean de Carrouges e o escudeiro Jaques Le Gris, acusado de ter violado a esposa do cavaleiro. A luta, estabelecida pelo próprio rei da França, Carlos VI, marca o grande drama de vingança e crime do século 14, que tem a esperança de ser resolvido somente após o combate.

O drama alcançou 88% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e o consenso foi mediano. “A crítica à misoginia sistêmica não é tão eficaz quanto poderia ter sido, mas continua sendo um drama bem atuado e instigante, infundido com grandeza épica”, opina o site.

Outra estreia da semana é a obra nacional “Amarração do Amor”, dirigido por Caroline Fioratti. O filme acompanha Lucas (Bruno Suzano) e Bebel (Samya Pascotto), um casal apaixonado que decide oficializar a união para todos. Mal sabem eles que a religião vai ser um ponto de discórdia entre suas respectivas famílias. Enquanto o pai da noiva, Samuel (Ary França), luta para fortalecer as tradições judaicas dentro de casa, Regina (Cacau Protásio), mãe de Lucas, se esforça para que seu filho leve para sua futura família as tradições da umbanda.

Por fim, “Fátima: A História de um Milagre”, que já estava nos cinemas (em pré-estreia) na semana anterior, tem o lançamento oficial marcado para hoje (14). Em meio a Primeira Guerra Mundial, três crianças de Portugal Jacinta, Francisco Marto e Lucia de Jesus dos Santos, testemunham seis visões da Virgem Maria entre os meses de maio e outubro de 1917. Após contar para adultos céticos, a Igreja Católica Romana valida a visão das crianças, transformando a cidade de Fátima um dos principais lugares de peregrinação.

A aprovação da obra no Rotten Tomatoes foi de 57%. Entretanto, 96% da audiência gostou do filme. A crítica afirma que “Fátima dramatiza com competência uma incrível história verdadeira”. (Kally Momesso - programa de estágio)