Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Curta ‘O Dragão que me Queima...’ representa Sorocaba em festival

A obra é uma homenagem ao dramaturgo Carlos Roberto Mantovani

03 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
O curta-metragem foi realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba.
O curta-metragem foi realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O curta-metragem “O Dragão que Me Queima é o Mesmo que me Salva”, dirigido, produzido e roteirizado pelos sorocabanos Bruno Lottelli e Renata Grazzini, foi selecionado para o 4º Filma Bauru, festival dedicado ao cinema interiorano que estimula o desenvolvimento da economia audiovisual regional, bem como a cultura inclusiva. O filme foi realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba.

“O filme é uma ode cinematográfica a um dos mais importantes artistas contemporâneos do interior paulista, Carlos Roberto Mantovani, morto prematuramente em 2003”, diz o cineasta e educador Bruno Lottelli. “O filme, de natureza fragmentária, vai ao encontro de suas antigas parcerias criativas para recolocar em cena trechos da obra ‘mantovaniana‘ que as chamas da memória afetiva ainda são capazes de manter vivas”, acrescenta.

“O que continua dos grandes artistas depois que eles morrem?” e “Como suas vidas e obras ecoam nos corpos e territórios afetados por eles após tanto tempo?” são algumas das questões levantadas na obra. No elenco estão Danny de Oliveira (“Agamemnon”), Débora Brenga (“Era uma vez John, Paul, Ringo e George”), Fátima Mantovani (“Fuenteovejuna”), Laura Guedes (“Agamemnon”), Melany Kern (“Todos os Rios de Guimarães”), Silvana Sarti (“Multidisciplinaridade”) e Rodrigo Scarpelli (no papel de Carlos Roberto Mantovani).

Filma Bauru

O festival, que será realizado de terça-feira (5) a sábado (9) de outubro, apresentará filmes produzidos em 29 cidades do interior paulista. A programação gratuita e on-line é composta de curtas-metragens, videoclipes e videoartes, além de mesas-redondas sobre cinema e produção audiovisual. As transmissões ocorrem no canal do Filma Bauru no YouTube (www.youtube.com/filmabauru).

Na mostra competitiva, que ocorre na terça e na quinta-feira (7) às 19h, os curtas-metragens de ficção, animação e documentário concorrem ao prêmio de Melhor Curta-metragem de cada categoria, além de ao Prêmio do Júri Popular, por votação aberta. Para votar, o público deve acessar o site do evento www.filmabauru.com.br e indicar o seu filme favorito. Já a mostra não competitiva será exibida na quarta (6) e sábado (8), no mesmo horário, com curtas, videoclipes e videoartes.

Para promover acessibilidade para pessoas surdas ou com deficiência auditiva, as apresentações e a cerimônia de premiação terão a presença de intérprete de Libras, e todas as obras exibidas no festival terão inclusa a janela de Libras. (Da Redação)