Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Dança, teatro, música e diversão: a magia das Fábulas de La Fontaine

Espetáculo da série Expressão Musical dá sequência a temporada 2021 dos Concertos Astra-Finamax

01 de Outubro de 2021 às 15:00
Da Redação [email protected]
Apresentação terá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Apresentação terá transmissão ao vivo pelo Youtube. (Crédito: Divulgação)

No mês em que se comemora o Dia das Crianças, o projeto Concertos Astra-Finamax apresenta o espetáculo Fábulas de La Fontaine. A apresentação pretende encantar os pequenos com uma mistura de dança, teatro, música ao vivo, projeção e contação de histórias.

Com transmissão ao vivo pelo Facebook e canal dos Concertos Astra-Finamax no YouTube, Fábulas de La Fontaine contará com duas sessões: a primeira, no sábado (2), às 11h, e a segunda, no domingo (3), no mesmo horário. O espetáculo faz parte da série Expressão Musical, que integra a temporada 2021 de um dos projetos musicais mais tradicionais do interior paulista.

O universo de La Fontaine

O espetáculo, assim como o próprio nome sugere, foi inspirado nas fábulas de Jean de La Fontaine, escritor francês considerado o pai das fábulas modernas. Ao longo de pouco mais de 50 minutos, oito atores vestidos de animais representarão os seres humanos e seus comportamentos em histórias como A Tartaruga e a Lebre, O Leão e o Rato, A Galinha dos ovos de ouro, A Cigarra e a Formiga e outros contos selecionados.

“O espetáculo foi concebido para que muitas linguagens pudessem dialogar. Tem um elemento fundamental que são as histórias, traduzidas diretamente do Francês. Tem a trilha incrível confeccionada a partir do espírito de cada uma das fábulas selecionadas. Tem a parte coreográfica onde os personagens são representados a partir de muitos adereços e figurinos. E tem, enfim, essa mistura de linguagens com um contexto de iluminação e cenografia que ambienta cada uma das partes”, conta Luiz Fernando Bongiovanni, que a assina a direção geral do espetáculo.

Durante a apresentação, um contador de histórias narrará cada uma das fábulas e transitará entre os atores, o que torna a experiência do público ainda mais mágica e o espetáculo repleto de movimento.

Palestra educativa

Além das transmissões ao vivo pela internet, o público poderá assistir ainda a uma palestra educativa exclusiva gravada pelo maestro Luiz Gustavo Petri, responsável pela Direção Musical e Composição Original do espetáculo.

“A música teve como inspiração a dança, a beleza da música de câmara tradicional, e as fábulas eternas de La Fontaine. [...] Procurei trazer para a música uma linguagem moderna e clássica de forma simultânea”, explica Petri.

O material, disponibilizado inicialmente para os professores da rede estadual e municipal de ensino de Jundiaí e Sorocaba, poderá ser assistido pelo público geral no canal dos Concertos Astra-Finamax no YouTube.

As apresentações dos Concertos Astra-Finamax contam com tradução em libras, inclusive da palestra, e áudio book do programa, que é disponibilizado no site do projeto, na véspera de cada espetáculo.

Doações

Durante a apresentação virtual, o público poderá fazer doações através de um QR Code ou transferência bancária que aparecerão na tela. Os valores arrecadados serão revertidos à Fundação Casa da Cultura, ao Instituto Luiz Braille e ao Coral Infanto-Juvenil Pio X, instituições localizadas em Jundiaí. Para quem já deseja fazer a sua doação, os dados da conta são: Itaú agência 0796, conta corrente 89363-4, CNPJ 13.379.766/0001-70 - Pix no CNPJ.

O espetáculo Fábulas de La Fontaine, da série Expressão Musical, integra a 24ª edição dos Concertos Astra-Finamax, conta com a produção da Atique & Atique Produções Culturais e com o patrocínio das empresas Astra e Finamax.