Buscar no Cruzeiro

Buscar

Literatura e Artes Visuais

53 obras participam de concurso artístico

30 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Para Artes Visuais foram inscritos 23 trabalhos.
Para Artes Visuais foram inscritos 23 trabalhos. (Crédito: DIVULGAÇÃO SECOM)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), recebeu, neste ano, 30 inscrições para o Prêmio Anual Sorocaba de Literatura e 23 para o Prêmio “Prof. Flávio Gagliardi” de Artes Visuais, totalizando 53 obras inscritas. O prazo de inscrição para as duas premiações, que eram voltadas para autores e artistas com idade a partir de 18 anos e residentes em Sorocaba há, pelo menos, dois anos, encerrou-se nesta terça-feira (28).

“O intuito dos nossos prêmios é valorizar e divulgar a produção dos artistas locais. Disponibilizaremos as obras, já a partir desta quarta-feira (29), aos peritos, inscritos no Edital de Credenciamento Permanente nº 10/2019, com formação e experiência nas áreas, para avaliação. Cada trabalho será analisado por uma comissão julgadora formada por três profissionais”, explica o secretário da Cultura, Luiz Antonio Zamuner.

Os autores participam com livros editados em 2019 ou 2020 nos seguintes gêneros: Ficção Romances, Ficção Novelas, Ficção Contos, Ficção Crônicas, Biografia, Não ficção, Infantil, Juvenil, Artes e Fotografia e Poesia.

Os gêneros literários serão analisados pelos peritos, respeitando suas especificidades e critérios de avaliação, entretanto, serão premiados os livros que obtiverem as cinco melhores notas, independentemente de suas categorias. Os cinco melhores trabalhos receberão um prêmio de R$ 5 mil, cada.

Os autores vencedores deverão realizar uma atividade como contrapartida, como oficinas, palestras, recitais, entre outras, com o objetivo de formação do público leitor e escritor, no prazo de 12 meses, a partir da data de premiação.

Serão premiados até cinco trabalhos, produzidos em 2019 ou 2020, datados e inéditos, no valor individual de R$ 5 mil. Os artistas vencedores terão que oferecer, no prazo de 12 meses, a partir da data da premiação, uma contrapartida cultural/social, visando garantir o amplo acesso da população, de forma descentralizada, às variadas atividades culturais, assim como a formação artística e cultural da comunidade. Já, a exposição dos trabalhos vencedores será realizada em espaço e período a serem divulgados pela Secult. (Da Redação com Secom Sorocaba)