Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Macs recebe Tulio Pinto e seus ‘Encontros Divergentes’

Exposição começa dia 9 e marca reabertura do espaço cultural para visitas presenciais

29 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Obras trabalham com espacialidades, formas geométricas e orgânicas.
Obras trabalham com espacialidades, formas geométricas e orgânicas. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A exposição “Encontros Divergentes” do artista brasiliense Tulio Pinto chega ao Museu de Artes Contemporâneas (Macs) dia 9 de outubro. A data também marca a reabertura para visita presencial do espaço cultural pós-quarentena. Bacharel pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e com carreira em franca ascensão, o artista plástico realizou mostras em diversos países como Itália, Espanha, Uruguai, Suíça, EUA, entre outros. Seu trabalho compõe importantes coleções ao redor do mundo como do Museu Marta Herford (Alemanha), Fundación Pablo Atchugarry, Manantiales, (Uruguai), Fundação María Cristina Masaveu Peterson, Madri (Espanha), Piramidón, Centre d’Art Contemporani, Barcelona (Espanha) e Museu Nacional de Brasília.

Os trabalhos de Tulio Pinto exploram a espacialidade e estão situados entre a escultura e a instalação, resultando em sistemas que desenvolvem as capacidades físicas e visuais da matéria.

Para Fabio Magalhães, ex-diretor da Pinacoteca do Estado SP, ex-conservador chefe do Masp, ex-presidente do Memorial da América Latina e curador da exposição, o artista trabalha com formas geométricas e orgânicas e procura aproximar materiais de superfícies distintas, materiais rígidos e maleáveis, que ao se aproximarem, ao se tocarem, se tornam dependentes uns dos outros. Esses conjuntos se manifestam numa riqueza de vozes com timbres diferenciados e divergentes e, apesar de sua discordância interna, compõem um todo harmônico. “Poderíamos chamar essas esculturas de arquitetura dos encontros divergentes. Metáfora da diversidade da vida, da sua força, do seu brilho, mas também da fragilidade dos seres e das coisas de permanecerem como são”, explica. “O equilíbrio criado em suas obras é um equilíbrio à beira do abismo. Um ordenamento cujas relações harmônicas são ameaçadas pela entropia, pelas forças pulsantes do caos”, completa.

O trabalho procura aproximar materiais de superfícies distintas, materiais rígidos e maleáveis. - DIVULGAÇÃO
O trabalho procura aproximar materiais de superfícies distintas, materiais rígidos e maleáveis. (crédito: DIVULGAÇÃO)

A exposição “Encontros Divergentes” que contará com 9 obras, ocupando 350 m2 da Galeria 1, segue até janeiro e conta com o apoio das empresas Atom, da Aluvidro, da Galeria Milan e colaboração da Prefeitura Municipal de Sorocaba, e tem entrada gratuita.

Protocolos de segurança

Para ter acesso à exposição, o público precisa respeitar os protocolos de segurança, que incluem uso de máscara e distanciamento entre as pessoas nas dependências internas do espaço. (Da Redação)

SERVIÇO

“Encontros Divergentes” de Tulio Pinto
Onde? O MAC Sorocaba fica na avenida Dr. Afonso Vergueiro, 280, Centro.
Quando? De 09 de outubro de 2021 a 9 de janeiro de 2022.
Horários de funcionamento: Quarta a sexta-feira, das 14h às 19h.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h.
Oficinas sábados e domingos de manhã das 10h30 às 11h30.
Entrada Gratuita.

Galeria

Confira a galeria de fotos