Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Prêmios de Literatura e Artes Visuais inscrevem até terça-feira

Vencedores devem apresentar contrapartidas com atividades culturais

26 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
No prêmio de Artes Visuais, os trabalhos vencedores serão expostos pela Secult.
No prêmio de Artes Visuais, os trabalhos vencedores serão expostos pela Secult. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), recebe inscrições gratuitas para os prêmios Anual Sorocaba de Literatura 2021 e “Prof. Flávio Gagliardi” de Artes Visuais 2021 até a próxima terça-feira (28). Podem participar autores e artistas com idade a partir de 18 anos e residentes em Sorocaba há, pelo menos, dois anos.

O Prêmio Anual Sorocaba de Literatura 2021 tem como objetivo valorizar e divulgar a produção literária local, além de promover o incentivo à leitura e o contato da população com autores sorocabanos. Os cinco melhores trabalhos receberão um prêmio de R$ 5 mil, cada.

Podem participar autores com livros nos gêneros: Ficção Romances, Ficção Novelas, Ficção Contos, Ficção Crônicas, Biografia, Não ficção, Infantil, Juvenil, Artes e Fotografia e Poesia. Nas categorias Não ficção e Biografia, serão consideradas obras com abordagem literária, como Ensaio e Filosofia. Cada autor poderá inscrever somente um livro de cada categoria, porém, poderá ser premiado com apenas uma obra.

Podem ser inscritos livros editados em 2019 ou 2020, de acordo com a Lei Federal nº 10.753/2003, que instituiu a Política Nacional do Livro, sendo vedada a participação de livros subvencionados pela Prefeitura de Sorocaba, exceto aqueles contemplados pela Lei de Incentivo à Cultura (Linc) de Sorocaba.

Os volumes serão selecionados por uma Comissão Julgadora, composta por três avaliadores, que serão peritos com formação e experiência na área, inscritos no Edital de Credenciamento Permanente nº 10/2019, da Secretaria da Cultura. Os gêneros literários serão analisados respeitando suas especificidades e critérios de avaliação, entretanto, serão premiados os livros que obtiverem as cinco melhores notas, independentemente de suas categorias.

Os artistas vencedores deverão realizar uma atividade como contrapartida, como oficinas, palestras, recitais, entre outras, com o objetivo de formação do público leitor e escritor, no prazo de 12 meses, a partir da data de premiação.

Para a inscrição, os interessados deverão apresentar: três exemplares do livro; ficha de inscrição devidamente preenchida; carteira de identidade (original), além da entrega de uma cópia simples; cópia de comprovante de residência com, no máximo, três meses da emissão; breve currículo; cópia de comprovação de cadastro na Biblioteca Nacional; e uma proposta de contrapartida.

As inscrições podem ser feitas pessoalmente na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-1955 ou, ainda, pelo e-mail: [email protected].

Artes Visuais

Já, no Prêmio “Prof. Flávio Gagliardi” de Artes Visuais 2021, podem participar artistas com trabalhos nas áreas de fotografia, pintura, gravura, desenho, videoarte/videoinstalação, performance, objeto e escultura. O objetivo é estimular e difundir a produção dos artistas visuais, além de reunir, fomentar e promover o intercâmbio entre os mesmos, propiciando a reflexão e o aprendizado.

Serão premiados até cinco trabalhos, no valor individual de R$ 5 mil. Cada artista poderá inscrever somente um trabalho original, produzido em 2019 ou 2020, datado e inédito. Ou seja, uma obra que não tenha participado de exposições e premiações anteriormente.

A avaliação será feita por três profissionais da área de artes visuais, devidamente cadastrados no Edital de Credenciamento Permanente de Peritos nº 10/2019. A seleção das obras será realizada em duas etapas: Análise e pré-seleção, por meio do material inscrito, e Premiação, mediante exame das obras originais.

Os artistas vencedores terão que oferecer, no prazo de 12 meses, a partir da data da premiação, uma contrapartida cultural/social, visando garantir o amplo acesso da população, de forma descentralizada, às variadas atividades culturais, assim como a formação artística e cultural da comunidade. As obras premiadas passarão a integrar o acervo da Secretaria da Cultura.

A exposição dos trabalhos vencedores será realizada em espaço e períodos a serem definidos pela Secretaria da Cultura.

Para participar, os artistas visuais devem apresentar os seguintes documentos: cópia do documento de identidade, cópia do comprovante de residência em nome do proponente (com até três meses da data de emissão), portfólio, currículo, ficha de inscrição devidamente preenchida, termo de cessão de uso preenchido e assinado, proposta da obra com texto explicativo, ficha técnica, além de uma a cinco fotos do trabalho.

As inscrições podem ser feitas, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), localizado na Avenida Afonso Vergueiro, s/nº, no Jardim Maylasky, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected]. (Da Redação com Secom Sorocaba)