Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Espetáculo on-line ‘Pierres’ estreia hoje (25)

25 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
As apresentações serão aos sábados e domingos, sempre às 20h.
As apresentações serão aos sábados e domingos, sempre às 20h. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Começa hoje (25) e segue até 17 de outubro a exibição do espetáculo on-line “Pierres”. A história traz recortes da vida de Pierre Seel, jovem francês alsaciano que foi deportado ao campo de concentração nazista de Schirmeck, na Alsácia, em 1941. As apresentações serão aos sábados e domingos, sempre às 20h. Contemplado pela Linc 2019 - Secult / Sorocaba, por meio do projeto cênico “Da Rue du Sauvage ao Vale da Morte -- a trajetória de Pierre Seel”, o espetáculo é realizado pelo Coletivo Caleidoscópio. No campo de concentração Pierre, que era homossexual ganhou a insígnia de um bastão azul, a qual marcava pessoas católicas e gays.

A encenação assinada por Carlos Doles, tendo Débora Brenga como assistente de direção, propõem que “Pierres” apresente cenas gravadas e cenas ao vivo. “Pois é difícil conceber a feitura teatral sem a presença em tempo real dos artistas e, também do público, mesmo que nessa nova forma de conceber o lugar do encontro -- a forma virtual”, diz o texto de apresentação do espetáculo.

O grupo lembra que a proposta inicial da montagem, que foi pensada antes da pandemia era a realização de 10 apresentações presenciais previstas para em novembro de 2020. Com o recrudescimento da pandemia foi necessário suspender o projeto que agora será realizado da forma on-line.

No elenco estão Daniel Tonsig, Leandro Moraes, João Mendes, Marco Fera e Victor Motta. A dramaturgia é de Débora Brenga e na equipe técnica temos: Adriano Sobral - Fotografia; Bruno Lotelli e Caetano Brenga Bitencourt - equipe de áudio visual (operação, montagem e direção); Claudinei Rosa - Iluminação; Eliete Della Violla - Design Gráfica; Felipe Cruz - Figurino; Fernanda Ikedo - Assessoria de Imprensa; Luca Grecco - diretor musical e Vktor Åijo - Cenografia.

Na semana do feriado de 12/10 também haverá apresentações nos dias 11 e 12/10 (segunda-feira e terça-feira). O espetáculo será apresentado pela plataforma do Youtube. Para ser direcionado à plataforma, basta entrar em https://linktr.ee/pierresemcena. Após a temporada o espetáculo ficará indisponível. (Da Redação)