Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sesc Sorocaba

Encontro literário exalta mulheres negras

24 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Literatura de cordel será usada para abordar histórias das heroínas negras brasileiras.
Literatura de cordel será usada para abordar histórias das heroínas negras brasileiras. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O Sesc Sorocaba realiza, amanhã (25), às 10h, mais um encontro do Sorocaba é dos Livros, projeto que reúne clubes de leitura da cidade em um ambiente virtual do Sesc. Nesse encontro, o Clube Empodera Sorocaba, através da professora Ariani Teodoro, aborda a obra Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis, de Jarid Arraes.

A coleção de cordéis resgata figuras que lutaram pela sua liberdade e seu direito, tornando-se ícones na história brasileira, mas que muitas vezes tiveram seus nomes invisibilizados, como Antonieta de Barros, Aqualtune, Carolina Maria de Jesus, Dandara, Esperança Garcia, Eva Maria do Bonsucesso, Laudelina de Campos, Luisa Mahin, Maria Felipa, Maria Firmina, Mariana Crioula, Na Agontimé, Tereza de Benguela, Tia Ciata e Zacimba Gaba.

O encontro é realizado via plataforma Microsoft Teams e o link de acesso é: https://bit.ly/sorocabaedoslivros. Classificação de 12 anos.

A autora

Jarid Arraes nasceu em Juazeiro do Norte, na região do Cariri (CE), em 1991. Escritora, cordelista e poeta, é autora do conto “Redemoinho em dia quente” (Alfaguara, 2019), vencedor do prêmio APCA na categoria contos/crônicas, “Um buraco com meu nome” (Ferina, 2018) e “As lendas de Dandara” (Editora de Cultura, 2016). Atualmente vive em São Paulo, onde criou o Clube de Escrita para Mulheres. Tem mais de setenta títulos publicados em literatura de cordel, incluindo a coleção “Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis”.

Mulheres da Palavra

O Sesc Sorocaba realiza na próxima quinta-feira (30), às 19h, o encontro on-line “Mulheres da Palavra: Meu Primeiro Livro”. A atividade aborda os projetos e as experiências de mulheres escritoras sobre a publicação de suas primeiras obras.

O encontro é mediado por Thatiana Rocha, bibliotecária do Sesc Sorocaba, e Francine Segawa, programadora de atividades do Sesc Sorocaba. O público pode participar através da plataforma Microsoft Teams. O link de acesso é https://bit.ly/mulheres-da-palavra. Classificação de 10 anos. (Da Redação)