Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Bibliotecas fazem hoje troca de livros e Show da Primavera

Atividades são gratuitas e seguirão protocolos de segurança sanitária

24 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Menian Miranda se apresenta na Biblioteca Infantil.
Menian Miranda se apresenta na Biblioteca Infantil. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

As bibliotecas Municipal e Infantil de Sorocaba oferecem, hoje, programações gratuitas. Para comemorar a chegada da estação das flores, a Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, no Centro da cidade, recebe o Show da Primavera, que começa às 20h. Já na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista, acontece a troca de livros, das 13h às 16h. As atividades são promovidas pela Secretaria da Cultura (Secult).

Hoje à noite, a arte-educadora e musicista Menian Miranda recebe convidados para o Show da Primavera. A apresentação celebra o início da estação das flores, que teve início na última quarta-feira (22). A apresentação é gratuita e tem vagas limitadas, por isso é necessário que o público interessado reserve seu lugar, antecipadamente, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-5723.

A ideia do show, conta Menian Miranda, veio como um desejo em expor ao público algumas de suas composições, muitas delas criadas no período da pandemia, como “Setembro”, que versa exatamente sobre a estação e o despertar do desejo. Outras, como “Pelo Vão da Porta” e “Resolução”, trazem um sentimento de superação frente à crise.

O repertório também conta com composições consagradas no cancioneiro popular que, de algum modo, representam, marcam ou simbolizam a estação, como “Sol de Primavera” (Beto Guedes); “Manhãs de Setembro” (Vanusa); “Soy Pan, Soy Pás, Soy Más” (Piero/Mercedes Sosa); “A Paz” (Gil); “Canto do Povo de Um Lugar” (Caetano Veloso), entre outras.

A apresentação ainda contará com a participação das cantoras Fernanda Teka, Luane Tejo, Paulinha Cavalciuk e Vivian Moreno, além do dançarino e performer Lucas Fernandes e da leitura de poesias de Beto Costa.

O público deverá seguir todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19, como usar máscara protetora e respeitar o distanciamento social. A Biblioteca Infantil Municipal está localizada na rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-5723.

Troca de livros

Também hoje (24), das 13h às 16h, a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” (BMS), localizada no Alto da Boa Vista recebe a atividade de troca de livros, promovida pela Secult. A ação é uma oportunidade para que todo cidadão substitua as obras literárias paradas em casa por novos volumes.

O objetivo da Secretaria da Cultura é incentivar o hábito da leitura e, ao mesmo tempo, promover o intercâmbio de livros para que mais pessoas tenham acesso às publicações. Os interessados poderão levar livros de literatura nacional, estrangeira, infantil ou infantojuvenil, sempre em bom estado de conservação, que serão disponibilizados para troca.

Não serão aceitos materiais didáticos, políticos, partidários, religiosos, dicionários, lista de endereços e telefones, teses, dissertações, enciclopédias, livros carimbados ou etiquetados (indicando pertencer à outra instituição) e ainda produto rasgado ou danificado. A troca dos exemplares é feita entre os participantes.

Os visitantes deverão usar máscara protetora e respeitar o distanciamento social. Também é disponibilizado álcool em gel na unidade. A Biblioteca Municipal está localizada na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3228-1955. (Da Redação com Secom Sorocaba)