Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Ibiúna recebe projeto ‘Acordes’

22 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Em Sorocaba ação foi no Campolim e agradou o público.
Em Sorocaba ação foi no Campolim e agradou o público. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A banda musical Conselheiro Mayrink se apresentará em Ibiúna, neste domingo (26). A apresentação faz parte do projeto “Acordes”, que é promovido pelo Ministério do Turismo. Além da apresentação musical, o evento terá oficinas de pintura com educadores da Associação Cultural Pintura Solidária. A atividade gratuita acontece na praça da Matriz, das 9h às 12h.

Das 11h às 12h, a banda musical Conselheiro Mayrink apresentará arranjos de compositores da música erudita e composições originais para bandas sinfônicas. No repertório, o público ainda ouvirá música popular brasileira de grandes nomes como Chico Buarque, Adoniran Barbosa, Noel Rosa, além de rock e clássicos internacionais.

Ao todo 38 músicos participam da apresentação, sob a regência do maestro Alexandre Piccirillo. A banda foi oito vezes campeã do Estado de São Paulo e seis vezes campeã brasileira na categoria de concerto.

Incentivo à Cultura

Com patrocínio das empresas Case Multiação, Ruff, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A realização é da Pintura Solidária e banda musical Conselheiro Mayrink, com apoio da Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura de Ibiúna.

Segundo a presidente da Pintura Solidária, Vera Lúcia Viudes Petrocchi, o projeto “Acordes” tem o objetivo a inclusão social e a ampliação do acesso à cultura. “Nossa proposta com o projeto é sensibilizar as pessoas para a arte de uma maneira bem diferente. A primeira apresentação do projeto aconteceu no último dia 12, em Sorocaba, atraindo cerca de mil pessoas.

A proposta do projeto é a realização de oficinas de pintura, gratuitamente, em praças públicas do interior do Estado de São Paulo, integrando apresentações de música, tendo como objetivo a inclusão social e a ampliação do acesso à cultura. O projeto foi aprovado em 2019, e a realização ocorre este ano, devido à pandemia. “Estamos muito felizes em poder retomar aos poucos as atividades e levar arte e cultura para todos; o público também estava esperando esse momento”, completa. Todas as medidas de prevenção serão tomadas, com o uso de álcool em gel, kits individuais para pintura e distanciamento entre as pessoas durante a atividade. (Da Redação)